07h00 - segunda, 25/03/2024

Secundária de Odemira
vence sessão distrital do
Parlamento dos Jovens

Secundária de Odemira vence sessão distrital do Parlamento dos Jovens

A Escola Secundária Dr. Manuel Candeias Gonçalves, em Odemira, venceu a edição distrital do programa Parlamento dos Jovens, cuja fase final decorreu, no início deste mês de março, em Beja.
O estabelecimento do Agrupamento de Escolas de Odemira (AEO) foi o mais votado na eleição de deputados do distrito à Assembleia da República, tendo também sido eleito, pela maioria das escolas secundárias participantes, o aluno odemirense José Lima para o cargo de porta-voz do distrito de Beja.
"Esta minha eleição como porta-voz do distrito de Beja na sessão nacional do Parlamento dos Jovens transmite-me muita felicidade e orgulho", diz ao "SW" José Lima, estudante do 11º ano.
"A minha experiência no Parlamento dos Jovens está-me a surpreender pela positiva, está a ser diferente, divertida e, sobretudo, enriquecedora", acrescenta o aluno.
O programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos jovens dos segundo e terceiro ciclos do ensino básico e do ensino secundário, tendo por objetivos "educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política" e "dar a conhecer a Assembleia da República, o significado do mandato parlamentar, as regras do debate parlamentar e o processo de decisão do Parlamento, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses".
"Promover o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões", "incentivar a reflexão e o debate sobre um tema, definido anualmente" ou "proporcionar a experiência de participação em processos eleitorais" são outras das metas do programa.
Em cada ano letivo, por iniciativa da comissão organizadora do programa Parlamento dos Jovens, é proposto às escolas participantes um tema para que, entrando em contacto com a realidade política do país, os alunos possam envolver-se de forma proativa, constituir e apresentar listas, debater medidas e aprovar um projeto de recomendação.
"O AEO está de parabéns, principalmente pela prestação cívica exemplar dos seus jovens deputados, que se empenharam por representar o projeto de recomendação de todo o distrito, relativo aos valores de Abril na construção de uma Escola plural e participativa, juntamente com os dois deputados eleitos da Escola Secundária de Aljustrel", diz ao "SW" o professor Léandre Cruz Aurélio, coordenador do programa no ensino secundário, que contou com a colaboração do professor Fábio Rodrigues.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - segunda, 25/03/2024
Jornada de empates
para as equipas do
concelho de Odemira
As três equipas do concelho de Odemira que disputam o campeonato distrital da 1ª divisão de Beja empataram neste domingo, 24.
07h00 - quarta, 20/03/2024
Câmara de Odemira
promove voluntariado
internacional
A Câmara de Odemira tem a decorrer, até 15 de abril, o prazo de inscrições para o projeto de mobilidade internacional "Regenerar Odemira II", que possibilitará a 10 jovens do concelho viver dois meses no estrangeiro a participar em projetos de voluntariado.
07h00 - segunda, 18/03/2024
Câmara de Sines
apoia alunos do
ensino superior
A Câmara de Sines atribuiu 90 bolsas de estudo a alunos a frequentar o ensino superior no ano letivo 2023-2024, mais oito do que no ano letivo anterior.
07h00 - sexta, 15/03/2024
Iniciativa
"Março Jovem" em
Santiago do Cacém
Cinema, desporto, videojogos, música e workshops são algumas das atividades inseridas na iniciativa "Março Jovem", que está a decorrer no concelho de Santiago do Cacém, com uma programação direcionada aos jovens.
07h00 - sexta, 08/03/2024
Teatro de
revista para ver
em Odemira
O cineteatro Camacho Costa, em Odemira, recebe neste sábado, 9, pelas 21h30, o espetáculo de teatro de revista "100 Anos de Parque Mayer", interpretado, entre outros, por António Calvário e Rita Ribeiro.

Data: 22/03/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial