07h00 - terça, 29/11/2022

Ensino superior já é
realidade em Odemira

Ensino superior já é realidade em Odemira

"Um passo muito sério para a vida" dos "alunos e para o concelho de Odemira" – é desta forma que o presidente da Câmara de Odemira, Hélder Guerreiro, classifica a chegada do ensino superior ao município do Litoral Alentejano.
As aulas do curso técnico superior profissional (CTeSP) de Desporto, Lazer e Bem-Estar do Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) arrancaram nesta segunda-feira, 28, na Escola Secundária Dr. Manuel Candeias Gonçalves, em Gonçalves, depois de na sexta-feira, 25 se ter realiza uma receção aos alunos e docentes.
O arranque deste CTeSP em Odemira é "fruto" do protocolo celebrado, em julho, entre a Câmara de Odemira e o IPBeja, tendo em vista "o desenvolvimento das condições necessárias ao funcionamento de cursos de ensino superior no concelho".
Mais tarde, em outubro, foi assinado novo protocolo de colaboração entre o Politécnico, a Câmara Municipal e o Agrupamento de Escolas de Odemira para a implementação do CTeSP de Desporto, Lazer e Bem-Estar no concelho.
"Este é um passo muito sério para a vida destes alunos e para o concelho de Odemira", pois fomos capazes de implementar o ensino superior e queremos agora consolidar o processo, para que possamos construir o nosso futuro", frisou Hélder Guerreiro na cerimónia de receção a alunos e docentes.
O autarca odemirense aproveitou a ocasião para sublinhar que "era uma ambição do município concretizar esta oferta formativa e o IPBeja lançou o desafio irrecusável" de a iniciar já neste ano letivo, "apesar de não ter sido fácil".
Por isso mesmo, Hélder Guerreiro destacou a "atitude de proativa do IPBeja para com Odemira", a "disponibilidade imediata" da Escola Secundária e o "interesse" de alunos e docentes, esperando que seja possível criar em Odemira "um espaço de excelência formativa na área do desporto" e ter, em 2023-2024, "mais turmas de outros cursos".
Também presente na cerimónia, o vice-presidente do IPBeja, Nuno Loureiro, afirmou ser "muito bom estar a marcar o futuro de Odemira com o ensino superior", explicando que a instituição encontrou "nesta convicção dos presidentes do IPBeja e da Câmara Municipal de Odemira uma oportunidade de sair do campus", onde está a sua dinâmica, "e alargar a sua presença no território".
Nuno Loureiro frisou ainda que o processo de ensino entre Odemira e Beja será "um processo de permuta, de rigor e exigência para alunos a docentes" e que o curso será acompanhado em Odemira por Maria Margarida Pereira, presidente do conselho científico do IPBeja.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 26/04/2024
Vila de Odemira
recebe circuito de
atletismo no domingo
Dezenas de atletas vão participar, no próximo domingo, 28, na 42ª edição do Circuito de Atletismo Vila de Odemira, competição organizada pelo Núcleo Desportivo e Cultural de Odemira, em parceria com a Câmara Municipal, e que integra o programa comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril no concelho.
07h00 - sexta, 26/04/2024
Odemira vai receber Encontro
das Estações Náuticas em 2025
O concelho de Odemira vai receber, no próximo ano de 2025, a quarta edição do Encontro da Rede das Estações Náuticas de Portugal, organizado em parceria entre a Estação Náutica de Odemira e a Fórum Oceano, com o apoio da Entidade Regional de Turismo do Alentejo.
07h00 - quarta, 24/04/2024
Festejar 50 anos de Abril
no Alentejo Litoral
O "SW" dá-lhe a conhecer as propostas para festejar os 50 anos do 25 de Abril nos con-celhos de Odemira, Sines, Santiago do Cacém, Grândola e Alcácer do Sal.
07h00 - terça, 23/04/2024
Concurso de BD em Odemira sobre
travessia aérea Portugal-Macau
A Câmara de Odemira tem a decorrer, até junho, um concurso de banda desenhada (BD) para assinalar o centenário da primeira travessia aérea entre Portugal e Macau, que partiu de Vila Nova de Milfontes em 1924.
07h00 - segunda, 22/04/2024
Câmara de Odemira faz
investimento na Educação
A Câmara de Odemira tem a decorrer as empreitadas de ampliação do Centro Escolar de São Luis, no valor de quase 2,2 milhões de euros, e do espaço exterior da EB1 de Relíquias, avaliadas em cerca de 166 mil euros, que serão concluídas ate ao final do presente ano letivo.

Data: 19/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial