12h17 - quinta, 21/12/2023

Os desafios para 2024


Carlos Pinto
O ano de 2023 está a chegar ao fim e deixa muito para contar, seja na região, no país ou no mundo. Como sempre, este ano voltou a ser marcado por muitos acontecimentos, alguns previsíveis e muitos mais inesperados, que ajudaram a moldar aquilo que ficará para a história relativamente a estes 12 meses.
Mas mais importante que avaliar o que se passou ao longo de 2023, o que devemos agora é, desde já, começar a perspetivar o que poderá ser 2024. Este é o tempo de definir estratégias e traçar metas, para que os resultados a alcançar sejam os desejados (e necessários).
No que ao Alentejo Litoral diz respeito, uma das prioridades em 2024 será, seguramente, a questão da água. A seca já não é um problema transitório ou temporal, mas sim uma realidade que veio para ficar. E quando verificamos que a barragem de Santa Clara vai entrar no novo ano com um volume de apenas 31% da sua capacidade máxima, é da máxima urgência que no próximo ano avancem os investimentos anunciados pelo Governo para esta albufeira.
Ao mesmo tempo, exige-se a criação de regras justas e claras para a atribuição deste importante recurso às atividades económicas que dele dependem, para que estas possam continuar a produzir sem colocar em causa o abastecimento público, que tem de ser a prioridade máxima.
Em simultâneo, 2024 tem de ser o ano em que se começam a dar passos concretos no anunciado processo de "descarbonização" da economia nacional, onde Sines vai ter um papel essencial. Que neste próximo ano não nos limitemos a anúncios e mais anúncios de milhares de milhões de euros e que os investimentos previstos possam, finalmente, começar a ser uma realidade.
Associada a esta questão, que em 2024 sejam igualmente esclarecidas todas as dúvidas e suspeições levantadas pela Operação Influencer, que colocaram o país em alvoroço (político e social), levaram à queda do Governo e fizeram aumentar as críticas ao sistema judicial português.
E por fim, que 2024 seja um ano de afirmação da Democracia em Portugal. Primeiro, com umas eleições legislativas (e europeias) participadas e esclarecedoras, em que a sensatez e a ponderação se sobreponham aos discursos populistas e radicais. E depois com as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, momento que se deseja de festa e, acima de tudo, de afirmação da Liberdade e dos valores democráticos.



COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - terça, 21/05/2024
Comissão de Utentes do Concelho
de Odemira apresenta propostas
A construção "urgente" da nova Extensão de Saúde de Vila Nova de Milfontes e a reabertura da Extensão de Saúde de Luzianes-Gare foram duas das propostas apresentadas pela Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Concelho de Odemira (CUSPCO) no Fórum da Saúde, que se realizou no sábado, 18.
07h00 - terça, 21/05/2024
Iniciativa solidária
em quatro farmácias do
concelho de Odemira
Um total de quatro farmácias do concelho participam, até 29 de maio, na 11ª edição da campanha solidária "Dê Troco a Quem Precisa", que visa ajudar famílias em situação de pobreza a acederem aos medicamentos de que precisam.
07h00 - terça, 21/05/2024
Contentor com 535
quilos de cocaína
apreendido em Sines
A Polícia Judiciária (PJ) apreendeu 535 quilos de cocaína proveniente da América Latina que chegaram a Portugal num descarregamento de um contentor realizado no Porto de Sines.
07h00 - segunda, 20/05/2024
"Semana Aberta" em
três freguesias de Odemira
A Câmara de Odemira promove, a partir desta segunda-feira, 20, mais uma edição das "Semanas Abertas nas Freguesias", desta vez nas freguesias de Boavista dos Pinheiros, São Salvador e Santa Maria, e São Luís.
07h00 - segunda, 20/05/2024
Ponte sobre o
Sado em Alcácer
vai ser reabilitada
A empresa Infraestruturas de Portugal (IP) já lançou o concurso para a reabilitação integral da ponte no Itinerário Complementar 1 (IC1) sobre o rio Sado, em Alcácer do Sal, com um preço-base de nove milhões de euros.

Data: 17/05/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial