07h00 - sexta, 26/02/2021

"Juntos pelo Sudoeste" critica resolução do Parlamento

"Juntos pelo Sudoeste" critica resolução do Parlamento

O movimento ambientalista "Juntos pelo Sudoeste" (JPS) considera que a resolução aprovada pelo Parlamento vai permitir que a região do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina passe de parque natural a "parque agro-industrial de contentores".
Em comunicado enviado ao "SW", o movimento "saúda a análise deste tema em Lisboa e a preocupação de reforçar as infraestruturas e serviços públicos, como escolas, creches,
centros de saúde, finanças, segurança social e forças de segurança, bem como a constatação das condições degradantes em que vivem muitos imigrantes que trabalham na agricultura intensiva".
No entanto, o JPS manifesta a sua "forte preocupação" com o facto de a resolução relegar "para segundo plano a necessidade urgente de preservação dos valores ambientais do PNSACV", considerando que "com esta atitude omissa, há, portanto, a clara confissão de que os senhores deputados desconsideram por completo, entre outros, um diploma tão fundamental como a Lei de Bases do Ambiente".
O movimento contesta igualmente o facto de a resolução propor que o Estado responda às necessidades da agricultura intensiva da região "ao recomendar ao Governo uma série de medidas relacionadas com as milhares de pessoas das quais dependem estas culturas intensivas",
"Confirma-se, assim, uma estratégia ecocida, que compromete a sustentabilidade do PNSACV, assim como os compromissos assumidos por Portugal a nível europeu, em matéria de protecção ambiental", argumenta.
Os ambientalistas do JPS lembra ainda "que o avanço descontrolado das explorações agrícolas tem vindo a arrasar um património natural único e de riqueza incalculável, a esgotar a já debilitada reserva de água da barragem de Santa Clara e a provocar uma imigração massiva o que, só por si, também acarreta consequências sérias ao nível da coesão social e ambiental, e não apenas na habitação, serviços e infra-estruturas públicas".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 03/05/2024
Filmes premiados
em festivais para
ver em Odemira
Uma seleção de filmes premiados nos principais festivais nacionais vai ser exibida no cineteatro Camacho Costa, em Odemira, nos próximos dois fins de semana, dias 3, 4, 10 e 11 de maio, no âmbito da terceira edição da AMPLA – Mostra de Cinema.
07h00 - sexta, 03/05/2024
Alentejo Litoral tem 28 praias com Bandeira Azul
Os 130 quilómetros de costa marítima do Alentejo Litoral vão contar, neste ano de 2024, com um total de 28 áreas balneares com Bandeira Azul, símbolo "de qualidade e excelência" que é atribuído anualmente pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).
07h00 - sexta, 03/05/2024
Sara Inácio e
Daniel Martins vencem
Circuito Vila de Odemira
Os atletas Sara Inácio (ADRAP) e Daniel Martins (Areias de São João) foram os grandes vencedores da 42ª edição do Circuito de Atletismo Vila de Odemira, que se realizou na manhã de domingo, 28 de abril, com a presença de dezenas de corredores de vários pontos do país.
07h00 - sexta, 03/05/2024
Canoístas de Odemira
e Milfontes sagram-se
campeões europeus
As duplas de canoístas Mateus Luís/Joana Castanho, Tiago Sobral/Mário Mathiotte e Inês Esteves/ José Diogo Santos, todos do concelho de Odemira, sagraram-se campeãs europeias de canoagem de mar, durante os campeonatos realizados entre 12 e 14 de abril nos Açores, em simultâneo com a segunda etapa do Nacional.
07h00 - sexta, 03/05/2024
OP Odemira promove
Encontros de Participação
A sede da Junta de Freguesia de Vila Nova de Milfontes recebe nesta sexta-feira, 3, o primeiro dos 13 Encontros de Participação que a Câmara de Odemira vai dinamizar, ao longo deste mês de maio, no âmbito da 14ª edição do Orçamento Participativo (OP).

Data: 03/05/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial