07h00 - terça, 09/04/2024

Património imaterial de Odemira
promovido em curtas-metragens

Património imaterial de Odemira promovido em curtas-metragens

Promover o património imaterial do concelho de Odemira, através da realização de um conjunto de cinco curtas-metragens de animação, é o grande objetivo do projeto "MIRACONTOS", que a associação Os Piscos está a dinamizar.
A iniciativa, financiada pela Câmara Municipal, visa "a difusão do património imaterial" do concelho, ou seja, os contos partilhados pela tradição oral, "passada de boca em boca", que se perdem "com o tempo" por não serem registadas, explicam ao "SW" Catarina Pisco e Mónica Alves, da associação Os Piscos.
"Apesar disso, o Município de Odemira tem feito vários registos destes contos como é o exemplo do livro A Zorra Berradeira e Outras Histórias", e o projeto "MIRACONTOS" pretende, "de certa forma, expandir ainda mais este conhecimento, utilizando esse livro como referência", observam.
Segundo as duas responsáveis, a ideia do projeto surgiu inspirada nos filmes de animação "A Casa", de Enda Walsh, constituído por três curtas em animação stopmotion de diferentes diretores, e "Os Demónios do Meu Avô", criado por Nuno Beato e que celebra a cultura de Barcelos.
"Quando vimos as candidaturas do [programa] 'Odemira Criativa' questionámo-nos se não seria pertinente criar também algo no cinema de animação com essas duas características: uma curta com diversidade artística, de artistas variados, em volta de adaptações de histórias do município que tomem como inspiração o próprio município e celebrem a sua cultura", contam.
Catarina Pisco e Mónica Alves esclarecem que o projeto prevê a criação de um total de cinco pequenas curtas-metragens de animação, com um máximo de dois minutos de duração cada, "que vão constituir uma única curta-metragem".
Uma delas será desenvolvida em conjunto pelo Agrupamento de Escolas de Milfontes e pelo projeto "Juntos Aprendemos" com o grupo amador Teatro das Galderices, enquanto as restantes quatro serão realizadas pelos autores escolhidos através de um concurso, a decorrer até quinta-feira, 11.
"Pareceu-nos uma forma justa para que todos os autores, que quisessem, pudessem participar. Para além disso, dá-nos a possibilidade de conhecer mais artistas que de outra forma não seria possível", justificam Catarina Pisco e Mónica Alves, acrescentando que cada autor escolhido receberá uma remuneração de 700 euros.
O calendário do projeto "MIRACONTOS" prevê que as cinco curtas-metragens de animação estejam concluídas até dia 10 de agosto.
"No final existirá uma exposição com todo o processo de realização da curta e, se possível, a sua projeção. Iremos ainda participar com a curta-metragem final para festivais de animação", concluem Catarina Pisco e Mónica Alves.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - segunda, 29/04/2024
Homem morre
em acidente com
trator em Grândola
Um homem, de 55 anos, morreu no sábado, 27, na sequência do despiste do trator que conduzia, junto a um monte, localizado na freguesia de Melides, no concelho de Grândola.
07h00 - sexta, 26/04/2024
Concerto de
Capicua na
vila de Grândola
Um concerto com Capicua está marcado para esta sexta-feira, 26, no Cine Granadeiro, em Grândola, integrado no programa comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril e dos 60 anos da música "Grândola, Vila Morena".
07h00 - quarta, 24/04/2024
Carlos Beato:
"O 25 de Abril
valeu a pena!"
Antigo presidente da Câmara de Grândola, Carlos Beato esteve ao lado de Salgueiro Maia na madrugada libertadora de 25 de Abril de 1974.
07h00 - segunda, 22/04/2024
Moradores de Melides
exigem obras na
Estrada Nacional 261
Moradores da freguesia de Melides, concelho de Grândola, queixam-se da degradação da Estrada Nacional 261 (EN 261) e vão protestar, nesta segunda-feira, 22, para exigir obras nesta via de acesso ao vizinho concelho de Santiago do Cacém.
07h00 - sábado, 20/04/2024
Grândola cria museu sobre
a senha do 25 de Abril
Um núcleo museológico interativo e imersivo dedicado à canção que se tornou senha da revolução do 25 de Abril vai abrir ao público neste sábado, 20, pelas 15h00, em Grândola, após um investimento de 1,5 milhões de euros.

Data: 03/05/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial