07h00 - quarta, 17/04/2024

Câmara de Odemira promove nova
edição do "Orçamento Participativo"

Câmara de Odemira promove nova edição do "Orçamento Participativo"

A Câmara de Odemira tem a decorrer a fase de apresentação de propostas ao seu "Orçamento Participativo" (OP), que em 2024 volta a contar com uma dotação total de 300 mil euros para investimentos públicos candidatados pela população.
Segundo a autarquia, o OP de Odemira "é o mais antigo e ininterrupto processo participativo do país" e visa "potenciar a participação, envolver e legitimar os cidadãos a criarem respostas específicas às necessidades e desafios que enfrentam nas suas comunidades através da apresentação e votação de propostas de investimentos e projetos, a concretizar pelo município".
As propostas, de natureza material ou imaterial até um montante máximo de 75 mil euros, podem ser apresentadas até 31 de maio e as mais votadas serão executadas pela Câmara Municipal "num período de 30 meses".
"Tendo em vista a coesão territorial, o Município de Odemira garante a implementação de pelo menos um projeto numa freguesia do concelho com menos de 1.500 habitantes, entre as propostas mais votadas da lista de ordenação final", revela a autarquia.
A Câmara de Odemira explica que as propostas podem ser apresentadas através da página online do projeto, em www.op.cm-odemira.pt, ou presencialmente, durante os Encontros de Participação nas Freguesias, "nos quais se irá proceder à discussão e eventual alteração às propostas apresentadas ou ainda admissão de novas propostas".
Depois, e à semelhança da edição anterior, "a votação irá decorrer durante o mês de setembro".
A autarquia acrescenta que a "participação e mobilização dos cidadãos é um dos pilares do programa de governação do Município de Odemira para 2021/2025, promovida com base numa participação informada através do Ecossistema Participativo".
"Neste contexto, o OP, a par do Fórum do Território, estimula uma cultura de participação onde todos têm a possibilidade de estar envolvidos num processo de diálogo, reflexão e definição de projetos e políticas locais para o desenvolvimento do território e para a concretização dos cinco pilares: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias da Agenda 2030 e dos seus 17 Objetivos de Desenvolvimentos Sustentável", conclui.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - terça, 30/04/2024
Festas de Maio animam
aldeia de Amoreiras-Gare
Cante alentejano, folclore, bailes, mostra de artesanato e um Festival de Cantares ao Desafio estão em destaque no programa de mais uma edição das Festas de Maio, que vai decorrer, a partir desta terça-feira, 30 de abril, em Amoreiras-Gare, no interior do concelho de Odemira.
07h00 - sexta, 26/04/2024
Vila de Odemira
recebe circuito de
atletismo no domingo
Dezenas de atletas vão participar, no próximo domingo, 28, na 42ª edição do Circuito de Atletismo Vila de Odemira, competição organizada pelo Núcleo Desportivo e Cultural de Odemira, em parceria com a Câmara Municipal, e que integra o programa comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril no concelho.
07h00 - sexta, 26/04/2024
Odemira vai receber Encontro
das Estações Náuticas em 2025
O concelho de Odemira vai receber, no próximo ano de 2025, a quarta edição do Encontro da Rede das Estações Náuticas de Portugal, organizado em parceria entre a Estação Náutica de Odemira e a Fórum Oceano, com o apoio da Entidade Regional de Turismo do Alentejo.
07h00 - quarta, 24/04/2024
Festejar 50 anos de Abril
no Alentejo Litoral
O "SW" dá-lhe a conhecer as propostas para festejar os 50 anos do 25 de Abril nos con-celhos de Odemira, Sines, Santiago do Cacém, Grândola e Alcácer do Sal.
07h00 - terça, 23/04/2024
Concurso de BD em Odemira sobre
travessia aérea Portugal-Macau
A Câmara de Odemira tem a decorrer, até junho, um concurso de banda desenhada (BD) para assinalar o centenário da primeira travessia aérea entre Portugal e Macau, que partiu de Vila Nova de Milfontes em 1924.

Data: 19/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial