15h40 - quinta, 28/01/2021

Um (perigoso) sinal dos tempos!


Carlos Pinto
O último domingo, apesar da pandemia, foi de eleições. Neste caso, eleições para a Presidência da República, em que o vencedor foi o esperado pela margem antevista. Por isso mesmo, a grande surpresa do sufrágio acabou por ser o resultado obtido por André Ventura, o candidato apoiado pelo Chega, partido assumidamente de extrema-direita, que acabou por garantir quase meio milhão de votos.
Os movimentos populistas e extremistas têm vindo a crescer nos últimos anos um pouco por todo o mundo. De França a Itália, da Polónia à Holanda, do Brasil aos EUA, são vários os exemplos de forças extremistas que ganharam expressão política e, nalguns casos mesmo, assumiram inclusive a governação dos respectivos países.
Por oposição, Portugal e os portugueses tinham vindo a conseguir resistir a este "canto da sereia" dos populistas e, na hora de votar, optado invariavelmente por projectos mais moderados e consistentes no plano político.
Só que o discurso fácil (e oco) destes movimentos é como um vírus que vagueia em busca de um portador cujas defesas estejam fragilizadas, o que acabou por encontrar (ainda que disfarçadamente nas Legislativas de 2019 e agora mais declaradamente nas Presidenciais de 2021) na insatisfação de algumas franjas da população.
Os baixos salários, os problemas sociais, a desconfiança em relação àqueles que são diferentes ou de fora, muitas vezes apenas as frustrações pessoais de cada um, são "terreno fértil" para a ascensão desta linha de pensamento e, consequentemente, para o crescimento eleitoral de partidos como o Chega. Ainda mais no complexo período que todos vivemos, devido a uma pandemia que não dá tréguas e que começa a fazer perder a paciência de muita gente…
Por isso mesmo, o resultado de André Ventura é um sinal dos tempos que vivemos. Um perigoso sinal! Desde logo, um sinal de alerta para os partidos "tradicionais", que muitas vezes parecem viver numa "bolha", alheados do que se passa para além de Lisboa e sem compreender que o combate a este tipo de movimentos não se faz com gritaria, mas sim com a discussão de ideias, por forma a colocar a nu as fragilidades e incoerências deste tipo de discursos.
Mas constitui também um sinal de aviso para todos nós, enquanto indivíduos e membros de um comunidade, que muitas vezes cedemos à intolerância sem questionar as causas do que criticamos e sem tentar vislumbrar além do óbvio. Isso é meio caminho andado para o desastre!



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 26/04/2024
Concerto de
Capicua na
vila de Grândola
Um concerto com Capicua está marcado para esta sexta-feira, 26, no Cine Granadeiro, em Grândola, integrado no programa comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril e dos 60 anos da música "Grândola, Vila Morena".
07h00 - sexta, 26/04/2024
Vila de Odemira
recebe circuito de
atletismo no domingo
Dezenas de atletas vão participar, no próximo domingo, 28, na 42ª edição do Circuito de Atletismo Vila de Odemira, competição organizada pelo Núcleo Desportivo e Cultural de Odemira, em parceria com a Câmara Municipal, e que integra o programa comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril no concelho.
07h00 - sexta, 26/04/2024
Odemira vai receber Encontro
das Estações Náuticas em 2025
O concelho de Odemira vai receber, no próximo ano de 2025, a quarta edição do Encontro da Rede das Estações Náuticas de Portugal, organizado em parceria entre a Estação Náutica de Odemira e a Fórum Oceano, com o apoio da Entidade Regional de Turismo do Alentejo.
07h00 - quarta, 24/04/2024
Festejar 50 anos de Abril
no Alentejo Litoral
O "SW" dá-lhe a conhecer as propostas para festejar os 50 anos do 25 de Abril nos con-celhos de Odemira, Sines, Santiago do Cacém, Grândola e Alcácer do Sal.
07h00 - quarta, 24/04/2024
Carlos Beato:
"O 25 de Abril
valeu a pena!"
Antigo presidente da Câmara de Grândola, Carlos Beato esteve ao lado de Salgueiro Maia na madrugada libertadora de 25 de Abril de 1974.

Data: 19/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial