07h00 - quarta, 12/05/2021

Porto de Sines integra
parceria europeia

Porto de Sines integra parceria europeia

O Porto de Sines é um dos membro no consórcio liderado pelo Porto de Roterdão (Holanda), no âmbito de uma candidatura enquadrada no Green Deal 2020.
Segundo comunicado oficial do porto do Litoral Alentejo, o projeto tem como objetivo "preparar a cadeia logística para um futuro mais limpo e sustentável, recorrendo a combustíveis verdes em todos os meios de transporte".
Nesse sentido, a iniciativa integra um total de 45 parceiros, entre autoridades portuárias, instituições de ensino e investigação, "que se propõem desenvolver 12 projetos-piloto focados na sustentabilidade e smart logistics nas operações portuárias".
"As demonstrações a desenvolver visam testar os desafios e vantagens do recurso a energias renováveis como o hidrogénio verde, amónia ou bio-LNG no shipping internacional", explica o Porto de Sines.
De acordo com a mesma fonte, a candidatura assume uma "forte componente tecnológica" e "privilegia a inovação e digitalização para o desenvolvimento das demonstrações, visando automatizar o processo de transição energética".
Neste âmbito, continua, os parceiros portugueses assumem "lugar de destaque" no projeto, cabendo ao Porto de Sines e ao INESC TEC a liderança do work package que diz respeito ao desenvolvimento de digital tools, "focadas na monitorização de GHG (gases efeito estufa), visando encontrar soluções para a sua redução, e ainda no desenvolvimento do conceito de digital twin".
O comunicado acrescenta que Sines terá o papel de Fellow Port nesta candidatura, o que irá permitir "agregar know-how nos domínios da transição energética e digitalização".
"Por outro lado, esta parceria permitirá o reforço da cooperação entre Sines e o Porto de Roterdão, que tem vindo a assumir especial destaque no que diz respeito a projetos relacionados com o a opção do hidrogénio enquanto combustível do futuro", conclui.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 12/05/2021
Porto Covo recebe
prémio "Cinco Estrelas"
A localidade de Porto Covo, no concelho de Sines, venceu a quarta edição do prémio "Cinco Estrelas Regiões", na categoria de "Aldeias e Vilas", revela a Câmara Municipal.
07h00 - segunda, 10/05/2021
Porto de Sines foi
o segundo a crescer
mais na Europa
O Porto de Sines foi o segundo a nível europeu com a maior evolução na carga contentorizada em 2020, com um crescimento homólogo 13%, o que o coloca na 16ª posição na lista dos principais de portos europeus neste segmento.
07h00 - sexta, 07/05/2021
Programa "Sines Retoma"
apoia empresas do concelho
A Câmara de Sines tem a decorrer, até final de Maio, o programa "Sines Retoma", que visa a concessão de apoios a fundo perdido ao comércio local, restauração e serviços do concelho.
07h00 - quarta, 05/05/2021
Sines conclui
obras no CM 1086
A Câmara de Sines já concluiu a empreitada de repavimentação do Caminho Municipal (CM) 1086, que liga a zona comercial de Sines à Ribeira dos Moinhos, num investimento de pouco mais de 155 mil euros.
07h00 - sexta, 30/04/2021
Embaixadora de Espanha
visitou a ZIL de Sines
A embaixadora de Espanha em Portugal, Marta Betanzos, visitou nesta quarta-feira, 28, a Zona Industrial e Logística (ZIL) da cidade de Sines, revela fonte da aicep Global Parques.

Data: 07/05/2021
Edição n.º: