07h00 - quinta, 26/01/2023

Autarca de Sines
quer CCDR com mais
competências

Autarca de Sines quer CCDR com mais competências

O presidente da Câmara de Sines, Nuno Mascarenhas, defende um "aprofundamento" da descentralização de competências do Estado nas comissões de coordenação e desenvolvimento regional (CCDR).
A posição do autarca socialista foi assumida na última reunião do Conselho Regional do Alentejo, a que preside, realizada a 17 de janeiro em Évora e que contou com a presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.
Na ocasião, Nuno Mascarenhas sublinhou que "os autarcas estão bem conscientes de que o processo de assunção de novas competências não é simples", implicando "muito empenho político, um esforço adicional dos serviços e uma nova cultura organizacional".
"Mas a descentralização era necessária no caso das freguesias e dos municípios, como é necessária no caso das CCDR", disse o edil, defendendo "uma visão mais integrada do território", que seja "multinível e multissetorial".
"Nenhum processo de desenvolvimento pode ser conduzido apenas por um agente ou apenas por um setor. Portugal e as regiões portuguesas precisam de abordagens inovadoras e de ousadia e isso só será possível através das lideranças regionais na implementação das políticas públicas", acrescentou.
Além de defender mais competências para as CCDR, Nuno Mascarenhas destacou ainda o papel do Conselho Regional.
"Importa que possamos, nesse fórum que reúne as mais importantes instituições e organizações do Alentejo, unir-nos em torno do que mais importa para a nossa região", para que esta continue a ser valorizada "como uma região onde é bom viver, onde vale a pena investir, onde existe qualidade de vida e acesso a bens e serviços públicos essenciais", concluiu.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 25/01/2023
Empresários de
Sines reuniram com
ministra de Angola
Uma delegação da Associação Empresarial de Sines (AES) reuniu, na passada semana, em Luanda, com a ministra da Juventude e do Desporto de Angola, Palmira Leitão Barbosa, visando a "criação de sinergias" naquele país.
07h00 - terça, 24/01/2023
Sines recebe conferência
de arranque da Agenda NEXUS
O auditório da Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) recebe nesta terça-feira, 24, a partir das 9h00, a conferência de arranque da Agenda NEXUS, projeto liderado pelo Porto de Sines.
08h00 - segunda, 23/01/2023
Secretário de Estado da
Internacionalização em Sines
O secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz, vai estar nesta segunda-feira, 23, em Sines, para uma visita ao Complexo Portuário, Logístico e Industrial da cidade.
07h00 - sexta, 20/01/2023
Biblioteca de Sines
assinala centenário de
Eugénio de Andrade
A Biblioteca Municipal de Sines recebe nesta sexta-feira, 20, pela 15h00, uma sessão literária dedicada ao poeta Eugénio de Andrade, cujo centenário do nascimento se assinala ao longo deste ano.
07h00 - terça, 17/01/2023
AdSA avança com obras
na ZIL de Sines Norte
A empresa Águas de Santo André (AdSA) já assinou o contrato para a empreitada de reforço do abastecimento de água potável à Zona Industrial e Logística de Sines Norte (ZILSN), num investimento de quase 1,3 milhões de euros.

Data: 27/01/2023
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial