07h00 - quinta, 17/10/2019

OP de Odemira com
17 propostas em 2019

OP de Odemira com 17 propostas em 2019

São 17 as propostas aprovadas provisoriamente para a edição de 2019 do "Orçamento Participativo" (OP) da Câmara de Odemira. O prazo de reclamações para a listagem provisória das propostas aprovadas termina nesta sexta-feira, 18 de Outubro, sendo que a 1 de Novembro arranca a fase de votação, que se estende até final desse mês.
De acordo com a listagem provisória anunciada pela Câmara de Odemira, vão a votos as propostas "Parque dos Alagoachos-Projecto de Arquitectura Paisagista" (na freguesia de Vila Nova de Milfontes); "Requalificação do Parque Desportivo Dr. Sidónio Brito" (São Martinho das Amoreiras); "Odemira + Perto" (multi-freguesias); "Passeio pedonal nos Bicos" (Vale de Santiago); "Ampliação da piscina da barragem de Santa Clara" (Santa Clara-a-Velha); "Sabentura-te" (Sabóia); e "Lar Sustentável" (Sabóia).
A estas juntam-se ainda as propostas "Painéis solares para o lar de idosos de Relíquias" (Relíquias); "Com melhor EPI a nossa população já sorri" (em várias freguesias); "Requalificação dos espaços escolares do Agrupamento de Escolas de São Teotónio" (São Teotónio); "Requalificação de espaços comunitários em São Luís" (São Luís); "Sabor da Paisagem" (multi-freguesias); "Learn2Save" (São Salvador e Santa Maria); "Requalificação do espaço desportivo da EB 2,3 Damião de Odemira" (São Salvador e Santa Maria); "Caderno de Campo" (Longueira/ Almograve); "Odemira – Concelho cárdio-seguro" (multi-freguesias); e "Elaboração de um romancioneiro/ oracioneiro municipal" (Vila Nova de Milfontes).
Recorde-se que em 2019 a Câmara de Odemira disponibiliza para o OP Municipal um total de 500 mil euros, sendo que neste ano houve a possibilidade de os cidadãos apresentarem propostas para projectos imateriais. Dos 500 mil euros, metade é destinada a projectos promovidos nas freguesias do interior do concelho com menos de 1.500 habitantes e os restantes 250 mil euros são para projectos promovidos nas freguesias do litoral do concelho ou com mais de 1.500 habitantes. As propostas de natureza material não devem ultrapassar o valor de 125 mil euros e as de natureza imaterial os 62.500 euros.

OP (também) nas Freguesias
A par do OP Municipal, também já é conhecida a listagem provisória das 31 propostas aprovadas para votação no âmbito do OP das Freguesias, que vai decorrer em cada uma das 13 freguesias do concelho de Odemira.
Na freguesia de Boavista dos Pinheiros deverão ir a votos as propostas "Aquisição de um escorrega e de um brinquedo de molas para o Loteamento da Quinta da Charneca do Deserto" e "Criação de uma via pedonal e substituição da vedação", ao passo que em Colos foram apresentadas cinco propostas: "Angariação das figuras principais do presépio, com estrutura de madeira, acrílico e iluminação", "Benefícios na Escola Básica Aviador Brito Pais", "Embelezamento do recinto da Escola Básica Aviador Brito Pais", "Fim ao glifosato nas ruas de Colos" e "Circuito de manutenção na freguesia de Colos".
"Requalificação da rotunda" foi a única proposta apresentada na freguesia de Longueira/ Almograve, enquanto em Luzianes-Gare serão votadas as propostas "Colocação de janelas" e "Aquisição de viatura".
Em Relíquias serão colocados à votação os projectos "Aquisição de material informático, lúdico e didáctico" e "Ponto público de lavagem de roupa", sendo que em São Luís há mais duas propostas candidatadas: "Iluminação de Natal para a freguesia" e "Restaurar o Mercado Público de São Luís".
São Martinho das Amoreiras conta com quatro propostas: "Tendas móveis", "Arranjo do Jardim das Oliveiras", "Protecção na rua do cemitério" e "Aquisiçãao de uma máquina para triturar madeira e sobrantes". E em São Salvador e Santa Maria foi apresentada uma proposta para a realização de "Arranjos exteriores em Algoceira".
Em São Teotónio, foram aceites três candidaturas – "Escola Completa", "Requalificação da escadaria de acesso à praia da Carraca e substituição do corrimão de protecção", e "Brincar à chuva" –, ao passo que em Sabóia serão votadas outras tantas: "Construção das ladeiras do campo de futebol", "Mais vale prevenir… cuidando dos nossos", e "Oficina de Cerâmica" (esta condicionada à apresentação de orçamento e excluindo as aulas).
"Sala de convívio em Pereiras-Gare" e "Remodelação do recinto de festas de Santa Clara-a-Velha" são as propostas apresentadas na freguesia de Santa Clara-a-Velha, enquanto em Vale de Santiago deverão ir a votos os projectos "Melhoramento da escola de Foros da Caiada" e "Construção de uma casa-de-banho pública no Salão de Festas".
Finalmente, na freguesia de Vila Nova de Milfontes foram aprovadas provisoriamente as propostas de "Aquisição de painéis informativos para a freguesia" e "Canoagem na Vila II".
Cada Junta de Freguesia conta com um montante de 10 mil euros, atribuído pela Câmara Municipal, para a concretização dos projectos vencedores do OP.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 26/04/2024
Vila de Odemira
recebe circuito de
atletismo no domingo
Dezenas de atletas vão participar, no próximo domingo, 28, na 42ª edição do Circuito de Atletismo Vila de Odemira, competição organizada pelo Núcleo Desportivo e Cultural de Odemira, em parceria com a Câmara Municipal, e que integra o programa comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril no concelho.
07h00 - sexta, 26/04/2024
Odemira vai receber Encontro
das Estações Náuticas em 2025
O concelho de Odemira vai receber, no próximo ano de 2025, a quarta edição do Encontro da Rede das Estações Náuticas de Portugal, organizado em parceria entre a Estação Náutica de Odemira e a Fórum Oceano, com o apoio da Entidade Regional de Turismo do Alentejo.
07h00 - quarta, 24/04/2024
Festejar 50 anos de Abril
no Alentejo Litoral
O "SW" dá-lhe a conhecer as propostas para festejar os 50 anos do 25 de Abril nos con-celhos de Odemira, Sines, Santiago do Cacém, Grândola e Alcácer do Sal.
07h00 - terça, 23/04/2024
Concurso de BD em Odemira sobre
travessia aérea Portugal-Macau
A Câmara de Odemira tem a decorrer, até junho, um concurso de banda desenhada (BD) para assinalar o centenário da primeira travessia aérea entre Portugal e Macau, que partiu de Vila Nova de Milfontes em 1924.
07h00 - segunda, 22/04/2024
Câmara de Odemira faz
investimento na Educação
A Câmara de Odemira tem a decorrer as empreitadas de ampliação do Centro Escolar de São Luis, no valor de quase 2,2 milhões de euros, e do espaço exterior da EB1 de Relíquias, avaliadas em cerca de 166 mil euros, que serão concluídas ate ao final do presente ano letivo.

Data: 19/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial