07h00 - sexta, 15/03/2024

Instalação artística denuncia
problemas no rio Mira

Instalação artística denuncia problemas no rio Mira

Um aqueduto "incompleto, partido e corrompido", para ilustrar a incapacidade de resolver os problemas associados à gestão dos recursos hídricos do rio Mira, no concelho de Odemira, foi a proposta do coletivo Corpo Atelier para a representação oficial portuguesa na Bienal de Arquitetura de Veneza 2023, que teve como tema "Futuros Férteis".
A instalação, criada pelos arquitetos Filipe Paixão, Diogo Silva e Egl?Kliu?inskait?, esteve patente na cidade italiana, entre maio e novembro do ano passado, e pode agora ser vista, até ao dia 27 de abril, no Palácio Sinel de Cordes, em Lisboa.
"A nossa instalação é, sobretudo, a manifestação física da nossa incapacidade enquanto arquitetos para propor algum tipo de artefacto ou estratégia concertada que fosse capaz de solucionar a problemática da atual gestão dos recursos hídricos do rio Mira", explicam ao "SW", por escrito, Filipe Paixão e Diogo Silva.
Segundo os arquitetos, "a origem desta problemática é inequivocamente política e, como tal, o nosso entendimento foi de que a única solução concertada e sustentável teria que ser, também ela, de natureza política".
"Assim, as ferramentas próprias da disciplina da arquitetura pareceram-nos, desde o inicio, manifestamente insuficientes. Como tal, a nossa proposta é sobretudo uma denúncia da atual situação através do desenho de um aqueduto – enquanto símbolo universal de uma estrutura democrática para acesso a água – que aqui se apresenta incompleto, partido e corrompido", reforçam.
De acordo com os arquitetos, com esta obra "pretende-se, sobretudo, a denúncia da realidade deste território, que ao olhar distraído de quem o visita, passa despercebido".
"Passam despercebidos os milhares de hectares cobertos por estufas, a exploração dos que nelas trabalham e a forma como vivem, passam despercebidas as dificuldades dos produtores locais que se vêm repentinamente sem acesso à água que sempre tiveram para as suas culturas, assim como o real impacto que tudo isto tem nas populações locais", afirmam.
A proposta do coletivo Corpo Atelier partiu de um convite feito pela curadoria da representação portuguesa na Bienal de Arquitetura de Veneza de 2023, liderada por Andreia Garcia, que solicitou a sete grupos de jovens arquitetos a criação de propostas para sete hidrogeografias distintas, previamente identificadas e espalhadas ao longo de todo o território nacional.
É neste âmbito que surge o rio Mira enquanto exemplo da "ação antropocêntrica" sobre este tipo de recursos, juntando-se à bacia do Tâmega, à região do Douro Internacional, ao Médio Tejo, à albufeira do Alqueva, à Lagoa das Sete Cidades (Açores) e às ribeiras madeirenses.
A partir deste desafio, Filipe Paixão, Diogo Silva e Egl?Kliu?inskait? criaram um aqueduto, "temporário" e "visível a partir de vários pontos do território, que se apresenta incompleta, em estado de ruína, evidenciando a ineficácia da distribuição da água".
A instalação inclui também um conjunto de desenhos à mão, simulações a três dimensões e uma maqueta. Pelo meio, o livro A quinta dos animais, serviu de alegoria para pensar os vários atores.
"Assim, nos vários desenhos surgem pontualmente porcos identificados com os nomes das multinacionais de produção de frutos vermelhos e outros produtos hortícolas, assim como cavalos com nomes dos países de origem dos imigrantes asiáticos, ou conjuntos de ovelhas anónimas", explicam os arquitetos.
Para já, a instalação está em exposição em Lisboa, mas os arquitetos do Corpo Atelier admitem que a mesma possa ser apresentada em Odemira.
"Faz todo o sentido que esta discussão tenha continuidade e que possa, depois de ter estado em Veneza, ir à 'origem' e contribuir para uma possível solução", sublinham os autores, para quem "o grande mérito desta representação portuguesa na Bienal de Arquitetura de Veneza não é tanto o de trazer propostas exequíveis ou até coerentes, mas o trazer à discussão estes temas".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 26/04/2024
Vila de Odemira
recebe circuito de
atletismo no domingo
Dezenas de atletas vão participar, no próximo domingo, 28, na 42ª edição do Circuito de Atletismo Vila de Odemira, competição organizada pelo Núcleo Desportivo e Cultural de Odemira, em parceria com a Câmara Municipal, e que integra o programa comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril no concelho.
07h00 - sexta, 26/04/2024
Odemira vai receber Encontro
das Estações Náuticas em 2025
O concelho de Odemira vai receber, no próximo ano de 2025, a quarta edição do Encontro da Rede das Estações Náuticas de Portugal, organizado em parceria entre a Estação Náutica de Odemira e a Fórum Oceano, com o apoio da Entidade Regional de Turismo do Alentejo.
07h00 - quarta, 24/04/2024
Festejar 50 anos de Abril
no Alentejo Litoral
O "SW" dá-lhe a conhecer as propostas para festejar os 50 anos do 25 de Abril nos con-celhos de Odemira, Sines, Santiago do Cacém, Grândola e Alcácer do Sal.
07h00 - terça, 23/04/2024
Concurso de BD em Odemira sobre
travessia aérea Portugal-Macau
A Câmara de Odemira tem a decorrer, até junho, um concurso de banda desenhada (BD) para assinalar o centenário da primeira travessia aérea entre Portugal e Macau, que partiu de Vila Nova de Milfontes em 1924.
07h00 - segunda, 22/04/2024
Câmara de Odemira faz
investimento na Educação
A Câmara de Odemira tem a decorrer as empreitadas de ampliação do Centro Escolar de São Luis, no valor de quase 2,2 milhões de euros, e do espaço exterior da EB1 de Relíquias, avaliadas em cerca de 166 mil euros, que serão concluídas ate ao final do presente ano letivo.

Data: 19/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial