07h00 - sexta, 17/09/2021

Odemira recebe
encerramento do festival
"Terras Sem Sombra"

Odemira recebe encerramento do festival "Terras Sem Sombra"

O concelho de Odemira recebe neste fim-de-semana, dias 18 e 19 de setembro, o encerramento da temporada de 2021 do festival "Terras Sem Sombra", que "concilia" a música clássica e erudita com ações de promoção do património local e de salvaguarda da biodiversidade.
O programa arranca na tarde de sábado, 18, pelas 15h00, com uma visita ao forte de São Clemente, em Vila Nova de Milfontes, guiada pelo historiador António Martins Quaresma, colaborador do "SW" e grande conhecedor do património local, com a colaboração dos atuais proprietários do monumento.
Erigido entre 1599 e 1602, em pleno período filipino, no contexto de grave assédio do corso marítimo, sobretudo por parte de piratas oriundos de Argel, a fortificação é um "exemplo da arquitetura militar maneirista" e está classificada como Imóvel de Interesse Público, sendo atualmente propriedade privada.
Na noite de sábado, 18, o festival "muda-se" para a vila de Odemira, com a atuação, a partir das 21h30, da orquestra de câmara "Terra Nova Collective", de Antuérpia (Bélgica), sob a direcção de VladWeverbergh, no cineteatro Camacho Costa.
Segundo a organização, trata-se "de um dos mais proeminentes ensembles europeus de música antiga da atualidade", fundado em 2012 e que tem "como objetivo primordial contribuir para desenvolver o conhecimento dos repertórios barroco e clássico a partir de uma investigação musicológica pioneira, a que associa um élan interpretativo fora do comum".
A edição de 2021 do "Terras Sem Sombra" termina na manhã de domingo, 19, com um "périplo", a partir das 9h30, pelos portinhos de pesca de Vila Nova de Milfontes, Longueira-Almograve e Zambujeira do Mar.
A iniciativa terá como guias o técnico municipal António Jorge Campos, o historiador António Martins Quaresma e os pescadores Mário Pires e Fernando Manuel, permitindo ao participantes a oportunidade "de contactar com a atividade piscatória do concelho e compreender a importância económica e social de que se reveste no contexto local".
O festival "Terras Sem Sombra" é uma iniciativa da associação Pedra Angular, que tem financiamento da Direção Geral das Artes. O evento teve este ano como mote "Através do Incêndio: Contingências, Expectativas e Superações na Música Ocidental (Séculos XVI-XXI)", contando com o apoio das autarquias dos 10 concelhos alentejanos por onde passou, entre as quais a Câmara de Odemira.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 24/04/2024
Festejar 50 anos de Abril
no Alentejo Litoral
O "SW" dá-lhe a conhecer as propostas para festejar os 50 anos do 25 de Abril nos con-celhos de Odemira, Sines, Santiago do Cacém, Grândola e Alcácer do Sal.
07h00 - terça, 23/04/2024
Concurso de BD em Odemira sobre
travessia aérea Portugal-Macau
A Câmara de Odemira tem a decorrer, até junho, um concurso de banda desenhada (BD) para assinalar o centenário da primeira travessia aérea entre Portugal e Macau, que partiu de Vila Nova de Milfontes em 1924.
07h00 - segunda, 22/04/2024
Câmara de Odemira faz
investimento na Educação
A Câmara de Odemira tem a decorrer as empreitadas de ampliação do Centro Escolar de São Luis, no valor de quase 2,2 milhões de euros, e do espaço exterior da EB1 de Relíquias, avaliadas em cerca de 166 mil euros, que serão concluídas ate ao final do presente ano letivo.
07h00 - domingo, 21/04/2024
Performance artísticas vai construir
"atlas" do concelho de Odemira
Uma performance artística, criada por Ana Borralho e João Galante, vai juntar, no domingo, cerca de uma centena de pessoas em palco na vila de Odemira, para "construir um atlas da organização social humana" deste concelho.
07h00 - sexta, 19/04/2024
Almograve vai ter novo centro escolar
A Câmara de Odemira vai avançar com a construção de um novo Centro Escolar em Almograve, num investimento avaliado em pouco mais de 2,3 milhões de euros para dar resposta a uma necessidade sentida nesta freguesia do litoral do concelho.

Data: 19/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial