07h00 - sexta, 14/01/2022

Produção de canábis medicinal vai aumentar em São Teotónio

Produção de canábis medicinal vai aumentar em São Teotónio

A empresa Cleaver Leaves vai expandir a sua área de produção de canábis para fins medicinais na zona de São Teotónio, no concelho de Odemira, para aumentar a exportação e reforçar a área de investigação científica.
Em comunicado, o produtor norte-americano de canabinoides de qualidade farmacêutica revela que a expansão já foi aprovada pelo Infarmed, entidade reguladora com a tutela da indústria farmacêutica em Portugal.
Esta aprovação vai permitir à empresa "duplicar a capacidade de produção" de canábis, que passa de cerca de 10 mil para 24 mil metros quadrados de estufas de alta tecnologia.
O projeto de expansão da propriedade que a Clevers Leaves detém na freguesia de São Teotónio inclui "uma instalação dedicada e concebida especificamente para fins de Pesquisa Aplicada", indica.
De acordo com a empresa, além da expansão da produção, o Iinfarmed também renovou "a licença da Clever Leaves para cultivar, importar e exportar produto de qualidade farmacêutica".
Uma decisão que o operador do mercado de canábis medicinal considera "essencial" para prosseguir os seus "esforços de continuada expansão" e de "desenvolvimento da investigação" no concelho de Odemira.
Esta expansão "permitirá, não apenas elevar a produção comercial para um padrão de qualidade ainda mais elevado, como também reforçar o foco na atenção dada à testagem e estabilização de novas variedades da planta da canábis", diz a empresa, acrescentando que vai igualmente permitir também o reforçar o "desenvolvimento contínuo de novos produtos, através de várias técnicas e processos de investigação aplicada".
A produção da Clever Leaves a partir de Portugal tem sido exportada para países como o Reino Unido, Austrália, EUA e Israel, apesar dos "requisitos distintos no que respeita às especificações que devem ser cumpridas para permitir a entrada deste tipo de produtos em cada país", refere.
Por isso, "o espaço adicional em estufa" vai permitir "uma maior adaptação dos esforços de cultivo à regulamentação específica de cada país, o que resultará no aumento da capacidade de exportação e na maior diversificação dos países para os quais as exportações são feitas", acrescenta a empresa.
A produção nas novas instalações de cultivo "foi já iniciada", revela a empresa, que disse esperar que "os primeiros produtos estejam prontos para o mercado no segundo ou terceiros trimestres de 2022".
Em paralelo, decorre "a bom ritmo" a obra de construção do projeto de expansão que a Clever Leaves está a levar a cabo, no Parque Empresarial da Península de Setúbal, para aumento das suas capacidades de processamento pós-colheita em Portugal, o qual deverá estar "completamente operacional no final de 2022".
O primeiro lote comercial de 30 quilos de flor seca de canábis da Clever Leaves foi exportado das instalações de cultivo em São Teotónio em outubro de 2021.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 26/04/2024
Vila de Odemira
recebe circuito de
atletismo no domingo
Dezenas de atletas vão participar, no próximo domingo, 28, na 42ª edição do Circuito de Atletismo Vila de Odemira, competição organizada pelo Núcleo Desportivo e Cultural de Odemira, em parceria com a Câmara Municipal, e que integra o programa comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril no concelho.
07h00 - sexta, 26/04/2024
Odemira vai receber Encontro
das Estações Náuticas em 2025
O concelho de Odemira vai receber, no próximo ano de 2025, a quarta edição do Encontro da Rede das Estações Náuticas de Portugal, organizado em parceria entre a Estação Náutica de Odemira e a Fórum Oceano, com o apoio da Entidade Regional de Turismo do Alentejo.
07h00 - quarta, 24/04/2024
Festejar 50 anos de Abril
no Alentejo Litoral
O "SW" dá-lhe a conhecer as propostas para festejar os 50 anos do 25 de Abril nos con-celhos de Odemira, Sines, Santiago do Cacém, Grândola e Alcácer do Sal.
07h00 - terça, 23/04/2024
Concurso de BD em Odemira sobre
travessia aérea Portugal-Macau
A Câmara de Odemira tem a decorrer, até junho, um concurso de banda desenhada (BD) para assinalar o centenário da primeira travessia aérea entre Portugal e Macau, que partiu de Vila Nova de Milfontes em 1924.
07h00 - segunda, 22/04/2024
Câmara de Odemira faz
investimento na Educação
A Câmara de Odemira tem a decorrer as empreitadas de ampliação do Centro Escolar de São Luis, no valor de quase 2,2 milhões de euros, e do espaço exterior da EB1 de Relíquias, avaliadas em cerca de 166 mil euros, que serão concluídas ate ao final do presente ano letivo.

Data: 19/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial