07h00 - segunda, 25/03/2024

Secundária de Odemira
vence sessão distrital do
Parlamento dos Jovens

Secundária de Odemira vence sessão distrital do Parlamento dos Jovens

A Escola Secundária Dr. Manuel Candeias Gonçalves, em Odemira, venceu a edição distrital do programa Parlamento dos Jovens, cuja fase final decorreu, no início deste mês de março, em Beja.
O estabelecimento do Agrupamento de Escolas de Odemira (AEO) foi o mais votado na eleição de deputados do distrito à Assembleia da República, tendo também sido eleito, pela maioria das escolas secundárias participantes, o aluno odemirense José Lima para o cargo de porta-voz do distrito de Beja.
"Esta minha eleição como porta-voz do distrito de Beja na sessão nacional do Parlamento dos Jovens transmite-me muita felicidade e orgulho", diz ao "SW" José Lima, estudante do 11º ano.
"A minha experiência no Parlamento dos Jovens está-me a surpreender pela positiva, está a ser diferente, divertida e, sobretudo, enriquecedora", acrescenta o aluno.
O programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos jovens dos segundo e terceiro ciclos do ensino básico e do ensino secundário, tendo por objetivos "educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política" e "dar a conhecer a Assembleia da República, o significado do mandato parlamentar, as regras do debate parlamentar e o processo de decisão do Parlamento, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses".
"Promover o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões", "incentivar a reflexão e o debate sobre um tema, definido anualmente" ou "proporcionar a experiência de participação em processos eleitorais" são outras das metas do programa.
Em cada ano letivo, por iniciativa da comissão organizadora do programa Parlamento dos Jovens, é proposto às escolas participantes um tema para que, entrando em contacto com a realidade política do país, os alunos possam envolver-se de forma proativa, constituir e apresentar listas, debater medidas e aprovar um projeto de recomendação.
"O AEO está de parabéns, principalmente pela prestação cívica exemplar dos seus jovens deputados, que se empenharam por representar o projeto de recomendação de todo o distrito, relativo aos valores de Abril na construção de uma Escola plural e participativa, juntamente com os dois deputados eleitos da Escola Secundária de Aljustrel", diz ao "SW" o professor Léandre Cruz Aurélio, coordenador do programa no ensino secundário, que contou com a colaboração do professor Fábio Rodrigues.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 26/04/2024
Vila de Odemira
recebe circuito de
atletismo no domingo
Dezenas de atletas vão participar, no próximo domingo, 28, na 42ª edição do Circuito de Atletismo Vila de Odemira, competição organizada pelo Núcleo Desportivo e Cultural de Odemira, em parceria com a Câmara Municipal, e que integra o programa comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril no concelho.
07h00 - sexta, 26/04/2024
Odemira vai receber Encontro
das Estações Náuticas em 2025
O concelho de Odemira vai receber, no próximo ano de 2025, a quarta edição do Encontro da Rede das Estações Náuticas de Portugal, organizado em parceria entre a Estação Náutica de Odemira e a Fórum Oceano, com o apoio da Entidade Regional de Turismo do Alentejo.
07h00 - quarta, 24/04/2024
Festejar 50 anos de Abril
no Alentejo Litoral
O "SW" dá-lhe a conhecer as propostas para festejar os 50 anos do 25 de Abril nos con-celhos de Odemira, Sines, Santiago do Cacém, Grândola e Alcácer do Sal.
07h00 - terça, 23/04/2024
Concurso de BD em Odemira sobre
travessia aérea Portugal-Macau
A Câmara de Odemira tem a decorrer, até junho, um concurso de banda desenhada (BD) para assinalar o centenário da primeira travessia aérea entre Portugal e Macau, que partiu de Vila Nova de Milfontes em 1924.
07h00 - segunda, 22/04/2024
Câmara de Odemira faz
investimento na Educação
A Câmara de Odemira tem a decorrer as empreitadas de ampliação do Centro Escolar de São Luis, no valor de quase 2,2 milhões de euros, e do espaço exterior da EB1 de Relíquias, avaliadas em cerca de 166 mil euros, que serão concluídas ate ao final do presente ano letivo.

Data: 19/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial