07h00 - terça, 02/04/2019

Crianças de Odemira fazem
velas "amigas do ambiente"

Crianças de Odemira fazem velas "amigas do ambiente"

Depois da fritura de batatas ou ovos, são ainda muitos os que não sabem o que fazer com o óleo alimentar utilizado. O desconhecimento muitas vezes redunda em más práticas ambientais, como a sua colocação no lixo ou na rede de água, problema que as crianças da Sala C do 2º Ano da Escola Básica (EB) 1 de Odemira querem evitar. Uma preocupação que os tem "guiado" no projecto "Sopro Amigo", dinamizado ao longo deste ano lectrivo de 2018-2019 com o objectivo de sensibilizar pais, encarregados de educação e toda a comunidade para a necessidade de reciclar e reutilizar os óleos alimentares.
"O projeto 'Sopro Amigo' visa a criação de um projecto de empreendedorismo que promova a consciencialização da comunidade de Odemira para a problemática do desperdício de óleo alimentar, uma vez que a mesma, apresenta algumas renitências na reciclagem/ reutilização do óleo", explica a professora responsável pela iniciativa. "Assim, este projeto visa sensibilizar toda a comunidade através dos meios de comunicação local, através da produção de velas ornamentais a partir da reutilização do óleo da comunidade escolar da EB de Odemira", acrescenta Cristina Basílio ao "SW". 
De acordo com a docente, a iniciativa foi integrada nas diversas disciplinas do currículo, "de forma a promover uma transdisciplinaridade", tendo começado em 2018-2019 com o projecto "OSOS-Open Schools for Open Socities", proporcionando uma interligação entre ambos.
Cristina Basílio frisa que as metas do projecto são promover nos alunos a percepção "do que é ser empreendedor, quais as etapas para desenvolver um empreendedorismo e promover um espírito crítico em torno do mesmo". "Com o 'Sopro Amigo' há uma consciencialização de problemáticas ambientais e de como poder colmatar as mesmas. Mediante esta pedagogia, em que os alunos são os impulsionadores da sua aprendizagem, os mesmos adquirem de forma consciente e concisa os objectivos delineados no projecto", advoga a professora.
Para tal, as crianças envolveram-se no projecto numa lógica de "aprendizagem activa", ou seja, através da criação de actividades práticas que levaram os alunos "a construir o seu conhecimento pela acção sobre os materiais, interacção com os outros, esclarecimento de dúvidas, verbalização dos conhecimentos aprendidos e pela sistematização dos conteúdos".
Houve igualmente reuniões com os patrocinadores, a realização de um inquérito à comunidade de Odemira e de um RAP para promoção das velas aromáticas, assim como "diversas situações problemáticas que envolveram todo um estudo inerente ao empreendedorismo" e a "realização de panfletos sensibilizadores", adianta Cristina Basílio.
O projecto foi apresentado publicamente na segunda-feira, 1 de Abril, durante as Jornadas Escolares de Odemira. Mas até final do ano lectivo está está prevista a sua divulgação, uma vez por mês, no Jardim Sousa Prado e através de cartazes publicitários expostos nos estabelecimentos comerciais da vila.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 10/04/2024
GNR apreendeu
125 artigos contrafeitos
no mercado de Alcácer
A GNR apreendeu, no sábado, 6, um total de 125 artigos contrafeitos no mercado mensal no concelho de Alcácer do Sal, tendo uma mulher, de 38 anos, sido constituída arguida por contrafação.
07h00 - domingo, 03/03/2024
Líder do PCP
faz campanha em
Alcácer do Sal
O secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, vai estar neste domingo, 3, em Alcácer do Sal, em ações de campanha para as eleições Legislativas de 10 de março.
07h00 - segunda, 05/02/2024
Câmara de Alcácer
apoia para-ciclista
do concelho
A Câmara de Alcácer do Sal financiou a aquisição de uma bicicleta adaptada para o para-ciclista Miguel Pacheco, natural do concelho e que tem como objetivo de chegar aos Jogos Paraolímpicos de 2024.
07h00 - segunda, 29/01/2024
Projeto-piloto de
telecontagem de
água em Alcácer
A Câmara de Alcácer do Sal vai iniciar, durante o próximo mês de fevereiro, a implementação de um projeto-piloto de telecontagem para o consumo de água, visando a melhoria contínua da qualidade do serviço prestado aos utilizadores.
07h00 - terça, 23/01/2024
Utentes de Alcácer
do Sal criticam
degradação do IC1
As comissões de utentes de Alcácer do Sal criticam a degradação de um troço do Itinerário Complementar 1 (IC1) naquele concelho, considerando tratar-se de "um perigo constante para os automobilistas" devido ao "pavimento degradado e buracos".

Data: 19/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial