09h00 - segunda, 25/05/2020

Freguesia
de São Luís sem
médico há meses

Freguesia de São Luís sem médico há meses

A Junta de Freguesia de São Luís, no concelho de Odemira, está indignada pela falta de profissionais de saúde na Extensão de Saúde local, sendo que de momento a freguesia não conta com médico, enfermeiros ou sequer serviços administrativos. Em comunicado enviado ao "SW", o presidente da Junta de Freguesia, Fernando Parreira, considera mesmo que em São Luís o Estado está a incumprir com a Constituição da República Portuguesa, "que consagra no seu Artigo 64 que 'Todos tem direito a protecção da saúde e o dever de a defender e promover'".
De acordo com o autarca, em São Luís "não existe o cumprimento dos planos de saúde e a actualização regular da medicação/ receituário de utentes é garantida com o apoio da Junta de Freguesia", que, "perante a situação assumiu enviar, receber e entregar o receituário aos utentes quando se agravou a dificuldade de recursos em consequência da pandemia Covid-19".
Além do mais, acrescenta Fernando Parreira, "convivemos diariamente com as dificuldades, com os sentimentos de impotência e com o agravar da saúde de centenas de idosos, doentes crónicos e famílias que não têm capacidade económica e nem alternativa para consultas, pois o Centro de Saúde de Odemira não funciona como referência, na medida em que não consegue dar resposta às necessidades dos utentes sem médico de família nesta e noutras extensões de saúde".
Mas mesmo que o Centro de Saúde de Odemira "funcionasse com mais recursos, o acesso de utentes a dezenas de quilómetros seria também difícil perante os custos e as acessibilidades precárias de transporte", acrescenta.
Nesse sentido, Fernando Parreira apela aos directores das unidades orgânicas do Centro de Saúde de Odemira e aos membros da administração da Unidade Local de Saúde do Alentejo Litoral, "que enquanto responsáveis por serviços e estabelecimentos do Serviço Nacional de Saúde possam reflectir acerca do estado da saúde na freguesia de Sao Luís e no concelho de Odemira".
O presidente da Junta de São Luís afiança que, "perante a gravidade da situação e preocupados com as consequências da sua eternização, continuaremos disponíveis para colaborar com as entidades competentes para identificação de soluções".
"Estaremos ao lado da comunidade e de outras freguesias e organismos para uma forte e justa mobilização dos utentes até à garantia dos direitos consagrados e acima mencionados, que em muitos casos fazem do nosso Serviço Nacional de Saúde uma política por excelência", conclui o comunicado, que a Junta de Freguesia de São Luís vai fazer chegar a diversos responsáveis locais, regionais e nacionais, incluindo o Presidente da República e o primeiro-ministro.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 26/04/2024
Vila de Odemira
recebe circuito de
atletismo no domingo
Dezenas de atletas vão participar, no próximo domingo, 28, na 42ª edição do Circuito de Atletismo Vila de Odemira, competição organizada pelo Núcleo Desportivo e Cultural de Odemira, em parceria com a Câmara Municipal, e que integra o programa comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril no concelho.
07h00 - sexta, 26/04/2024
Odemira vai receber Encontro
das Estações Náuticas em 2025
O concelho de Odemira vai receber, no próximo ano de 2025, a quarta edição do Encontro da Rede das Estações Náuticas de Portugal, organizado em parceria entre a Estação Náutica de Odemira e a Fórum Oceano, com o apoio da Entidade Regional de Turismo do Alentejo.
07h00 - quarta, 24/04/2024
Festejar 50 anos de Abril
no Alentejo Litoral
O "SW" dá-lhe a conhecer as propostas para festejar os 50 anos do 25 de Abril nos con-celhos de Odemira, Sines, Santiago do Cacém, Grândola e Alcácer do Sal.
07h00 - terça, 23/04/2024
Concurso de BD em Odemira sobre
travessia aérea Portugal-Macau
A Câmara de Odemira tem a decorrer, até junho, um concurso de banda desenhada (BD) para assinalar o centenário da primeira travessia aérea entre Portugal e Macau, que partiu de Vila Nova de Milfontes em 1924.
07h00 - segunda, 22/04/2024
Câmara de Odemira faz
investimento na Educação
A Câmara de Odemira tem a decorrer as empreitadas de ampliação do Centro Escolar de São Luis, no valor de quase 2,2 milhões de euros, e do espaço exterior da EB1 de Relíquias, avaliadas em cerca de 166 mil euros, que serão concluídas ate ao final do presente ano letivo.

Data: 19/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial