07h00 - sexta, 22/03/2024

Três alunas de
Odemira premiadas
em Itália

Três alunas de Odemira premiadas em Itália

As jovens Ana Ramos, Bruna Matos e Mariana Gonçalves, naturais do concelho de Odemira, conquistaram a medalha de prata no Concurso Italiano para Jovens Cientistas "I Giovani e le Scienze", realizado anualmente em Milão (Itália) e onde representaram Portugal com uma investigação sobre o potencial de alguns fungos para a biodegradação de polietileno.
Na competição apresentaram-se a concurso 35 projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano realizados por "jovens cientistas", provenientes de países como Itália, Bélgica, Brasil, México, Luxemburgo, Portugal, Espanha, Taiwan, Turquia e Tunísia.
Ana Ramos, Bruna Matos e Mariana Gonçalves acabaram por garantir o segundo lugar no concurso com um trabalho concebido no ano letivo de 2022-2023, quando as três jovens, todas a frequentar o ensino superior atualmente, eram alunas do Agrupamento de Escolas de Odemira e faziam parte do seu Clube de Ciência Viva/BIGEO, coordenado pela professora Paula Canha.
Para a docente, este tipo de prémios numa competição internacional "dão sempre aos alunos mais confiança em si mesmos".
"E nós necessitamos de jovens que acreditem que podem melhorar o mundo, por exemplo através da ciência e das soluções que ela pode trazer. Muitas vezes os nossos alunos duvidam das suas capacidades e competências. Estes concursos, nacionais e internacionais, mostram-lhes que eles são capazes", acrescenta Paula Canha ao "SW".
A professora elogia ainda o empenho de Ana Ramos, Bruna Matos e Mariana Gonçalves, que "passaram muito tempo no laboratório" e "muitas horas a discutir resultados, a arranjar explicação para resultados inesperados ou a inventar soluções para metodologias que não funcionaram".
"Agora recebem o reconhecimento por um trabalho sério e persistente", reforça.
O prémio de Ana Ramos, Bruna Matos e Mariana Gonçalves foi alcançado com uma investigação sobre o potencial de alguns fungos para a biodegradação de polietileno, motivada pelo facto de, no concelho de Odemira, a acumulação de resíduos plásticos ser um problema de extrema importância, tendo em conta o seu uso frequente para cobertura de estufas.
Para tal, as alunas testaram se os fungos Penicillium digitatum e Pisolithus tinctorius teriam capacidade de degradação de polietileno usado em estufas e descartado, tendo chegado à conclusão que o primeiro "tem maior capacidade" que o segundo.
"Mas os resultados mais promissores foram obtidos com o consórcio entre os dois", revela a professora Paula Canha, para quem "as soluções baseadas na natureza são sempre preferíveis, pois os organismos vivos degradam os resíduos de forma limpa e energeticamente mais eficiente do que qualquer linha industrial".
"Este trabalho é um contributo muito pequenino, ainda sem a capacidade de ser transposto para a prática. Contudo, para três jovens de 17 anos, foi um grande contributo", conclui a docente.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 26/04/2024
Concerto de
Capicua na
vila de Grândola
Um concerto com Capicua está marcado para esta sexta-feira, 26, no Cine Granadeiro, em Grândola, integrado no programa comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril e dos 60 anos da música "Grândola, Vila Morena".
07h00 - quarta, 24/04/2024
Carlos Beato:
"O 25 de Abril
valeu a pena!"
Antigo presidente da Câmara de Grândola, Carlos Beato esteve ao lado de Salgueiro Maia na madrugada libertadora de 25 de Abril de 1974.
07h00 - segunda, 22/04/2024
Moradores de Melides
exigem obras na
Estrada Nacional 261
Moradores da freguesia de Melides, concelho de Grândola, queixam-se da degradação da Estrada Nacional 261 (EN 261) e vão protestar, nesta segunda-feira, 22, para exigir obras nesta via de acesso ao vizinho concelho de Santiago do Cacém.
07h00 - sábado, 20/04/2024
Grândola cria museu sobre
a senha do 25 de Abril
Um núcleo museológico interativo e imersivo dedicado à canção que se tornou senha da revolução do 25 de Abril vai abrir ao público neste sábado, 20, pelas 15h00, em Grândola, após um investimento de 1,5 milhões de euros.
07h00 - domingo, 14/04/2024
Secretário-geral do
PCP almoça em Grândola
com militantes
O Pavilhão de Feiras de Grândola recebe neste domingo, 14, o almoço comemorativo dos 103 anos do PCP, que contará com a participação do secretário-geral do partido, Paulo Raimundo.

Data: 19/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial