07h00 - sexta, 05/04/2024

Espetáculo "Reflexo"
estreia no Clube
Fluvial Odemirense

Espetáculo "Reflexo" estreia no Clube Fluvial Odemirense

Será o curso de um rio um "espelho" do que é curso da vida? Poderá a água que desagua no mar ser uma "metáfora" da nossa existência? Estas são algumas das questões levantadas no espetáculo "Reflexo", que a associação Terra Batida apresenta nesta sexta-feira e sábado, dias 5 e 6, sempre às 21h00, no espaço do Clube Fluvial Odemirense (CFO), em Odemira.
Criada a partir de uma ideia original de Catarina Barata, a performance "Reflexo" tem o apoio da Câmara de Odemira, da Direção Geral das Artes, da rádio Antena 2 e do CFO, sendo "um espetáculo sobre o curso da vida, em paralelo com o curso de um rio".
"A vida, bela e complicada – e ao mesmo tempo tão simples – é a matéria que inspira 'Reflexo'. Todos os dias nos surpreendemos com as pequenas maravilhas do mundo e é isso que queremos partilhar com o público. Se prestarmos atenção a tudo, até às coisas aparentemente banais, percebemos que temos sempre algo a aprender, mesmo nos lugares onde já esperávamos saber tudo", frisa ao "SW" Catarina Barata.
Segundo a autora, "a banalização e a indiferença são dos maiores perigos para as sociedades e para o bem-estar de cada um(a)".
Além do mais, acrescenta, "no ano em que se comemora os 50 anos da revolução que trouxe a democracia ao nosso país, é importante também refletir sobre a fragilidade da ideia de liberdade, que tomamos por garantida e que, a pouco e pouco, parece cada vez mais ameaçada, à medida que os regimes autoritários ganham espaço na Europa e no mundo, inclusive em Portugal".
É nesse âmbito que "Reflexo" toma como "ponto de partida" o facto de a vida poder ser comparada a um rio, "que ora é fio ténue na nascente ora é caudal torrencial na foz, água límpida ou lamacenta, subterrânea ou evaporada, rápida ou lenta".
"Às vezes, um rio transforma-se noutra coisa: barragem, lago, cascata, praia. Às vezes desaparece, até, da superfície, só para mais tarde reaparecer, com nova força. 'Reflexo' é sobre a água que passa por tudo isto para no final desaguar no mar e ser outra coisa. É sobre a transformação", diz.
Para Catarina Barata, "todos somos muitas coisas ao mesmo tempo e mudamos ao longo da vida". Por isso, "na peça estabelecemos um paralelo entre alguns momentos chave da existência e a passagem por diferentes salas do CFO, em cenas poéticas impregnadas de beleza e humor", onde o público é convidado "a viver uma experiência estimulante para os sentidos e a fazer parte dela", desvenda.
A autora acrescenta que "a arte é um instrumento de espanto e questionamento", permitindo "olhar para o mundo e imaginar, ao experimentar ideias, conceitos, sensações".
"A fruição de um espetáculo é um momento de comunidade, em que um grupo diverso de pessoas partilha um momento e cria uma afinidade momentânea que pode ou não perdurar no tempo. A arte é criadora de memórias. Tem sempre algo de celebração", acrescenta.
Concebido a partir de uma ideia de Catarina Barata, "Reflexo" tem encenação de Yael Karavan, que também interpreta a performance juntamente com as cocriadores Matilde Real e Andreia Coelho, e com Nuno Salvado, responsável pela direção musical. A estes junta-se ainda Filippo Baraldi como músico convidado.
De acordo com Catarina Barata, o espetáculo foi pensado "especificamente" para a sede do CFO, "que é um lugar muito especial de um coletivo maravilhoso", mas poderá "ser adaptado a outros locais, inclusive a espaços mais convencionais, como salas de espetáculo".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - segunda, 29/04/2024
Homem morre
em acidente com
trator em Grândola
Um homem, de 55 anos, morreu no sábado, 27, na sequência do despiste do trator que conduzia, junto a um monte, localizado na freguesia de Melides, no concelho de Grândola.
07h00 - sexta, 26/04/2024
Concerto de
Capicua na
vila de Grândola
Um concerto com Capicua está marcado para esta sexta-feira, 26, no Cine Granadeiro, em Grândola, integrado no programa comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril e dos 60 anos da música "Grândola, Vila Morena".
07h00 - quarta, 24/04/2024
Carlos Beato:
"O 25 de Abril
valeu a pena!"
Antigo presidente da Câmara de Grândola, Carlos Beato esteve ao lado de Salgueiro Maia na madrugada libertadora de 25 de Abril de 1974.
07h00 - segunda, 22/04/2024
Moradores de Melides
exigem obras na
Estrada Nacional 261
Moradores da freguesia de Melides, concelho de Grândola, queixam-se da degradação da Estrada Nacional 261 (EN 261) e vão protestar, nesta segunda-feira, 22, para exigir obras nesta via de acesso ao vizinho concelho de Santiago do Cacém.
07h00 - sábado, 20/04/2024
Grândola cria museu sobre
a senha do 25 de Abril
Um núcleo museológico interativo e imersivo dedicado à canção que se tornou senha da revolução do 25 de Abril vai abrir ao público neste sábado, 20, pelas 15h00, em Grândola, após um investimento de 1,5 milhões de euros.

Data: 19/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial