07h00 - quarta, 10/03/2021

Santiago do Cacém pode receber
parque de baterias da Tesla

Santiago do Cacém pode receber parque de baterias da Tesla

A empresa Sunshining, propriedade do grupo luso-espanhol Prosolia, pretende criar no concelho de Santiago do Cacém a maior central fotovoltaica de Portugal e um dos maiores parques de baterias da Europa, num investimento que pode chegar aos 1.000 milhões de euros.
Segundo adiantou o semanário "Expresso", trata-se do "maior e mais ambicioso" projecto solar fotovoltaico a entrar em licenciamento em Portugal e que poderá, inclusive, "revolucionar o sistema eléctrico nacional".
Nesse sentido, a central "The Happy Sun is Shining" (THSiS), a instalar numa herdade com 1.200 hectares arrendada pela empresa no concelho de Santiago do Cacém, terá1.008 megawatts (MW) de potência, quase tantos como a central termoeléctrica a carvão da EDP de Sines, que deixou de laborar no passado mês de Janeiro.
O "Expresso" adiantou que a futura central deverá operar "sem qualquer subsídio nem tarifas garantidas".
A par disto, o projecto da Sunshining inclui também a criação de um parque de baterias de iões de lítio com 257 MW, que ocupará cinco hectares e que poderá vir a fornecer a marca norte-americana Tesla, "gigante mundial" na produção e venda de automóveis eléctricos.
Apesar da vontade dos investidores, o "Expresso" sublinhou que o projecto poderá demorar cerca de cinco anos até ser realidade, uma vez que são muitos os licenciamentos necessários.
Além do licenciamento ambiental, os promotores da iniciativa terão igualmente de concretizar o acordo com a REN, por forma a garantir o ponto de ligação à rede, assim como encontrar parceiros para "o avultado investimento" e contratar os fornecedores dos painéis solares e das baterias.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 05/05/2021
GNR de Santiago
tem novo comandante
O alferes André Filipe é o novo comandante do Destacamento de Santiago do Cacém da GNR, em regime de suplência, tendo apresentado os seus cumprimentos na Câmara Municipal nesta terça-feira, 4, no âmbito das Comemorações do Dia da Unidade 2021.
07h00 - terça, 04/05/2021
Águas Públicas do Alentejo
investe na proteção
da qualidade de água
A empresa Águas Públicas do Alentejo (AgdA) vai avançar com investimentos para melhoria dos processos de tratamento de águas residuais em Ermidas-Sado, no concelho de Santiago do Cacém, e para a proteção da qualidade da água em seis albufeiras da região, num investimentio avaliado em 1,2 milhões de euros.
07h00 - quinta, 22/04/2021
Câmara de Santiago
vai requalificar caminhos
rurais no concelho
A Câmara de Santiago do Cacém já aprovou o lançamento do concurso público para a execução da empreitada de pavimentação de mais caminhos rurais no concelho, num investimento avaliado em cerca de 400 mil euros.
07h00 - quarta, 21/04/2021
Obras avançam
em Deixa-o-Resto
A Câmara de Santiago do Cacém tem a decorrer obras de repavimentação de passeios, seguida da plantação de novas árvores, na localidade de Deixa-o-Resto, num investimento avaliado em cerca de 74 mil euros.
07h00 - terça, 20/04/2021
Santiago do Cacém renova
apoios contra a Covid-19
A Câmara de Santiago do Cacém aprovou, no final da passada semana, a renovação e aditamento das medidas "extraordinárias e de caráter urgente" para apoio social e económico no combate à Covid-19 no concelho.

Data: 07/05/2021
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial