07h00 - sexta, 03/05/2024

Alentejo Litoral tem 28 praias com Bandeira Azul

Alentejo Litoral tem 28 praias com Bandeira Azul

Os 130 quilómetros de costa marítima do Alentejo Litoral vão contar, neste ano de 2024, com um total de 28 áreas balneares com Bandeira Azul, símbolo "de qualidade e excelência" que é atribuído anualmente pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).
Trata-se de uma redução de duas bandeiras azuis face ao verão de 2023, com o concelho de Odemira a manter-se como aquele que regista o maior número de áreas balneares distinguidas, num total de 11.
Neste concelho, a Bandeira Azul a estar hasteada nas praias costeiras de Malhão Norte, Malhão Sul, Franquia, Farol, Furnas-Rio e Furnas-Mar (todas na freguesia de Vila Nova de Milfontes), Almograve Norte e Almograve Sul (Longueira/Almograve), Alteirinhos e Carvalhal (São Teotónio) e na praia fluvial da albufeira de Santa Clara (Santa Clara-a-Velha).
Sem Bandeira Azul fica a praia da Zambujeira do Mar, uma das mais procuradas no concelho de Odemira pelos veraneantes nacionais e pelos turistas estrangeiros. De acordo com o presidente da Associação Bandeira Azul, José Archer, tal deve-se o impacto do festival de verão que decorre na localidade na qualidade da água desta área balnear.
Em Grândola, são também 11 as áreas com Bandeira Azul em 2023: Tróia Mar, Tróia Bico das Lulas, Tróia Galé, Atlântica, Comporta, Carvalhal, Pego, Galé Fontaínhas, Aberta Nova, Melides e Marina de Tróia.
Já em Sines, a Bandeira Azul vai estar hasteada nas praias de São Torpes, da Vieirinha-Vale de Figueiros, Grande de Porto Covo e da Ilha do Pessegueiro. Sem esta distinção relativamente a 2023 ficou a praia Vasco da Gama, em Sines.
Finalmente, no concelho de Santiago do Cacém, a Bandeira Azul volta a estar presente nas praias da Costa de Santo André e da Fonte do Cortiço.
Em 2024 Portugal vai contar um total de 440 praias, marinas e embarcações com Bandeira Azul, mais oito que em 2023, tornando-se o segundo país do mundo com maior número de praias fluviais galardoadas.
Uma praia distinguida com Bandeira Azul obedece a vários critérios, entre os quais a qualidade da água e espaço (ordenamento), segurança e serviços, vigilância e sensibilização das pessoas (educação ambiental).
A cerimónia oficial de hastear da primeira Bandeira Azul em praia costeira vai decorrer na praia da Fontinha, no Porto Santo, na Madeira, no dia 1 de junho.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - terça, 07/05/2024
CM Sines lança concursos
para cinco empreitadas
A Câmara de Sines acaba de lançar os concursos públicos para cinco empreitadas nas áreas da habitação, das acessibilidades e dos serviços urbanos, num investimento total que ascende a quase 4,5 milhões de euros.
07h00 - segunda, 06/05/2024
Porto de Sines "estreita"
relação com portos mexicanos
Uma comitiva mexicana, liderada pela embaixada deste país em Lisboa e constituída por representantes dos estados de Oaxaca e Veracruz, bem como por empresários de diferentes ramos de negócio, visitou na passada semana o Porto de Sines.
07h00 - quinta, 02/05/2024
Espaço ATL de
Sines tem novo
relvado sintético
A Câmara de Sines instalou um novo campo em relva sintética no ATL "A Gaivota", num investimento de 28 mil euros realizado no âmbito do plano de remodelação dos equipamentos desportivos e lúdicos da rede escolar do concelho.
07h00 - quarta, 24/04/2024
Alunos de
Mação visitaram
concelho de Sines
Um grupo de alunos de Mação, no distrito de Santarém, visitou na passada semana o concelho de Sines, no âmbito da edição deste ano do programa "Partilha com Energia", da empresa EDP.
07h00 - terça, 16/04/2024
Porto de Sines foi dos que mais
cresceu na União Europeia em 2023
O Porto de Sines mantém a 14ª posição no top 15 dos maiores portos de contentores da União Europeia (UE), de acordo com a análise feita por Theo Notteboom para a publicação "PortEconomics".

Data: 17/05/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial