12h41 - quinta, 09/11/2023

Os terroristas e os outros


Fernando Almeida
Quando eu era rapaz havia "terroristas" nas nossas "Províncias Ultramarinas" e eles afrontavam os interesses do Governo português (que era, evidentemente, legítimo e bom), mas para isso atacavam muitas vezes colonos portugueses, que eram gente de trabalho que queria apenas viver decentemente e dar um bom futuro aos filhos. Claro que os terroristas eram os "maus" e por isso deviam ser banidos da superfície do planeta. Era deste modo que a comunicação social se referia aos guerrilheiros que lutavam contra o regime de Salazar/Caetano em África e nós, geralmente, acreditávamos nisso. Mais tarde percebi que as "Províncias Ultramarinas" eram afinal colónias como as que os franceses, ingleses ou belgas tinham tido em África e que os "terroristas" eram os guerrilheiros daquilo que outros chamavam "movimentos de libertação nacional".
Alguns outros "terroristas" famosos deram que fazer aos europeus, como a Frente de Libertação Nacional da Argélia (FLN), que combateu as tropas francesas até 1962. Quando a Argélia se tornou independente, os "terroristas" passaram a "heróis nacionais" e referência para os povos africanos dominados. Outro tanto aconteceu no Vietname, primeiro com a dominação francesa, mais tarde com o domínio americano, os terroristas de ontem passaram a heróis de hoje. Mais recentemente foi em Timor Leste, em que os guerrilheiros (terroristas para uns e libertadores para outros) acabaram por ser Governo e andar nas bocas do mundo por um deles receber um prémio Nobel da Paz! Parece-me por isso que há uma grande subjetividade na classificação destas coisas de "bons e maus", "terroristas" e "forças de defesa" nas guerras. Para os dirigentes que mandam fazer as guerras, os "maus" são sempre os adversários e eles são sempre os "bons". Já para os povos que são obrigados a fazer as guerras e que sofrem com elas, má é a própria guerra que os dirigentes mandam fazer e bom seria viver em paz e usar a riqueza dos países para melhorar a sua vida. Por outro lado, às vezes também me parece que chamam de "terroristas" aos que usam armas precárias e antiquadas, como catanas, pedras e foguetes de baixa tecnologia, e chamam "forças de defesa" aos que têm blindados, aviões, bombas incendiárias ou mísseis que destroem um quarteirão de cada vez.
Isto vem a propósito da guerra na Palestina entre o Hamas e o estado de Israel que, como todas as outras guerras do mundo, por muitos motivos que os dirigentes de ambos os lados tentem encontrar para a justificar, é mais um absurdo injustificável que só causa problemas e que não resolve os diferendos que existem entre os povos. Mas este conflito tem algo de diferente de outros que temos conhecido.
A necessidade de os judeus espalhados pelo mundo terem um território a que chamassem "pátria" começou a ganhar corpo com o movimento sionista do final do século XIX, que advogava o regresso dos judeus espalhados pelo mundo ao território de onde tinham saído muitos séculos antes. Os judeus eram frequentemente alvo de perseguições, a começar pela nossa Inquisição portuguesa e ibérica, mas com muitos episódios de "pogrom" antijudaico um tanto por toda a Europa. O último e talvez mais dramático ataque a comunidades judaicas aconteceu pela mão da Alemanha Nazi, por altura da Segunda Guerra Mundial, e é bem conhecido de todos. Mas a terra dos antepassados a que os sionistas queriam regressar estava desde há muitos séculos quase sem judeus e era ocupada pelos palestinianos e isso era (e é) um problema…
Mudemos de assunto. Há quem garanta que o termo "Ibéria" provém de uma palavra do hebraico antigo, que significa precisamente "ser hebreu" ou "declarar-se hebreu", e eu sei que as línguas que se falam na Península Ibérica (exceção feita para o basco) têm evidentes semelhanças com as línguas antigas do Mediterrâneo oriental, como o ugarítico e o hebraico antigo (que são no essencial a mesma língua). Poderiam, portanto, os judeus do século passado, apoiados pelo Barão Rothschild ou por outro ricalhaço qualquer, ter decidido voltar para a Ibéria, como terra dos seus avós, reclamar o direito de cá viver, em vez de regressar à Palestina.
Mudemos de assunto de novo. Conheço alguns imigrantes israelitas que estão entre nós, gente tranquila e afável, pais de crianças doces e adoráveis, que qualquer de nós não hesitaria em proteger. Parece-me gente que, como todos os pais do mundo, querem viver em paz e criar os filhos em segurança e tranquilidade. Estão por cá alguns, mas que venham mais se assim o entenderem, porque, como costumamos dizer, "que seja bem-vindo quem vier por bem". Façam amigos e sejam amigos do seu amigo, leais e justos, como nós gostamos, e gosta toda a gente de bem do mundo. Se vierem, partilhem connosco tudo o que esta terra pode dar de bom, ajudem ao seu desenvolvimento e à proteção e harmonia da natureza, e estou certo que contarão com a amizade e a abertura das nossas comunidades.
Mas imaginamos facilmente que se nos viessem expulsar das nossas próprias terras e casas, confinar a uma faixa de terra minúscula, prender arbitrariamente, bombardear indiscriminadamente as nossas cidades matando milhares de pessoas, claro que, se isso acontecesse, não teriam em nós amigos sempre dispostos a ajudar, mas antes gente revoltada com fome de vingança. Se calhar haveria entre nós guerrilheiros cruéis a quem, com propriedade chamariam de "terroristas"…
Felizmente que entre nós, portugueses, já não reinam o fanatismo religioso e o obscurantismo que abriram as portas à Inquisição e à perseguição de judeus, e também que os israelitas que nos deram o gosto da sua companhia são boa gente com quem dá gosto conviver. Se eu conheço alguma coisa da cultura e dos desejos do povo português, a vocação do nosso povo é a de ajudar os outros e promover a concórdia e a paz, e não apelar a guerras que apenas interessam aos vendedores de armas e aos que querem dividir para reinar.
E os nossos governos, se tiverem a sabedoria e o bom senso do povo, deverão em todos os casos de guerra no estrangeiro ajudar os que necessitem de apoio e apelar à concórdia e à paz, e não, como já temos visto, atiçar os ânimos e incitar à confrontação e à guerra.



COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 26/04/2024
Concerto de
Capicua na
vila de Grândola
Um concerto com Capicua está marcado para esta sexta-feira, 26, no Cine Granadeiro, em Grândola, integrado no programa comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril e dos 60 anos da música "Grândola, Vila Morena".
07h00 - sexta, 26/04/2024
Vila de Odemira
recebe circuito de
atletismo no domingo
Dezenas de atletas vão participar, no próximo domingo, 28, na 42ª edição do Circuito de Atletismo Vila de Odemira, competição organizada pelo Núcleo Desportivo e Cultural de Odemira, em parceria com a Câmara Municipal, e que integra o programa comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril no concelho.
07h00 - sexta, 26/04/2024
Odemira vai receber Encontro
das Estações Náuticas em 2025
O concelho de Odemira vai receber, no próximo ano de 2025, a quarta edição do Encontro da Rede das Estações Náuticas de Portugal, organizado em parceria entre a Estação Náutica de Odemira e a Fórum Oceano, com o apoio da Entidade Regional de Turismo do Alentejo.
07h00 - quarta, 24/04/2024
Festejar 50 anos de Abril
no Alentejo Litoral
O "SW" dá-lhe a conhecer as propostas para festejar os 50 anos do 25 de Abril nos con-celhos de Odemira, Sines, Santiago do Cacém, Grândola e Alcácer do Sal.
07h00 - quarta, 24/04/2024
Carlos Beato:
"O 25 de Abril
valeu a pena!"
Antigo presidente da Câmara de Grândola, Carlos Beato esteve ao lado de Salgueiro Maia na madrugada libertadora de 25 de Abril de 1974.

Data: 19/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial