18h27 - quinta, 27/07/2017

Um paraíso para descobrir


Carlos Pinto
Em Março deste ano o Município apresentou publicamente, em Santa Clara-a-Velha, a estratégia DNA – Desporto Natureza Aventura, que visa fazer crescer a actividade turística nas zonas que se encontram mais distantes do litoral e das "melhores praias de Portugal". E agora, para "potenciar" a albufeira da barragem de Santa Clara como pólo turístico, candidatou um projecto de 276 mil euros ao Valorizar – Programa de Apoio à Valorização e Qualificação do Destino.
Ora estes dois projectos enquadram-se na estratégia do Município de dinamização económica do interior do concelho, objectivo alicerçado num "trunfo" que poucos têm e muitos desejavam ter: uma albufeira esplêndida e bela como a da barragem de Santa Clara-a-Velha, um verdadeiro "paraíso" ainda por descobrir pelos portugueses.
Nos últimos dois anos, com a recuperação da economia em Portugal, são cada vez mais aqueles que ao fim-de-semana ou em períodos de férias deixam as casas altas na cidade para descobrirem um pouco melhor o seu país. E quando o fazem não se limitam às praias do litoral ou aos destinos mas "tradicionais". Por isso há hoje cada vez mais pessoas a passear pelo interior, a desfrutar da beleza natural destas terras, a conhecer os seus hábitos e tradições, a desfrutar da genuinidade e da arte de bem receber das suas gentes…
É por tudo isto que a estratégia seguida pela Câmara de Odemira – em que conta com muitos "aliados", com a Rota Vicentina à cabeça – parece ser, desde já, bastante acertada. Porque dinamizar a atractividade turística do interior do concelho tendo como "chamariz" a barragem de Santa Clara causará, seguramente, um efeito multiplicador na economia local, criando postos de trabalho e riqueza. E é disto que estas terras mais precisam. Porque tudo o resto já lá existe!



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 01/05/2024
Suspeito de tráfico
de droga detido
pela GNR em Sabóia
Um homem de 29 anos foi detido pela GNR, em Sabóia, no concelho de Odemira, por suspeitas de tráfico de droga, tendo ficado em prisão preventiva.
07h00 - terça, 30/04/2024
Ovibeja 2024 vai
mostrar "todo o
Alentejo deste mundo"
Nesta semana todos os caminhos vão dar a Beja! A capital de distrito recebe, a partir desta terça-feira, 30, a 40ª edição da Ovibeja, que será dedicada ao associativismo e onde são esperados milhares de visitantes.
07h00 - terça, 30/04/2024
Festas de Maio animam
aldeia de Amoreiras-Gare
Cante alentejano, folclore, bailes, mostra de artesanato e um Festival de Cantares ao Desafio estão em destaque no programa de mais uma edição das Festas de Maio, que vai decorrer, a partir desta terça-feira, 30 de abril, em Amoreiras-Gare, no interior do concelho de Odemira.
07h00 - terça, 30/04/2024
Cais Palafítico da
Carrasqueira vai
ter novo acesso
O Cais Palafítico da Carrasqueira, no concelho de Alcácer do Sal, vai ter um novo acesso, num investimento da Câmara Municipal avaliado em quase 545 mil euros para melhorar as acessibilidades ao local.
07h00 - segunda, 29/04/2024
Odemirense perde
e vai descer à
2ª divisão distrital
O Odemirense perdeu neste domingo, 28, na visita ao Aldenovense (3-2), em partida da 21ª (e penúltima) jornada da 1ª divisão de Beja, carimbando assim a despromoção ao segundo escalão distrital.

Data: 19/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial