16h58 - quinta, 25/01/2024

Integração, uma missão de todos


Carlos Pinto
O Balcão de Atendimento Permanente de Odemira do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) tem em curso um projeto-piloto para um melhor atendimento aos cidadãos estrangeiros, que recorre à Inteligência Artificial para a tradução automática de diferentes idiomas.
Tal como lhe contamos nesta edição do "SW" [ver página 8], a iniciativa recorre a "mecanismos da inteligência artificial", como "a tradução simultânea", para "uma melhor comunicação" no atendimento aos cidadãos estrangeiros. Se tudo correr como previsto – e o sucesso esperado for alcançado –, o projeto será depois replicado em todo o país.
Esta iniciativa do IEFP é, sem dúvida, um bom exemplo do que deve ser o papel do Estado na integração de migrantes no nosso país, onde há largos anos chegam pessoas provenientes de várias latitudes para trabalhar em áreas como a agricultura, a construção civil ou mesmo o turismo.
Por norma, o trabalho de integração destes cidadãos, assim como de mitigação dos problemas associados à sua instalação num país que não o seu e em que, muitas vezes, a língua é o primeiro dos problemas com que se deparam, tem sido uma responsabilidade (quase) exclusiva dos municípios.
Ora esta é uma realidade que urge modificar. Obviamente que as autarquias serão sempre decisivas no trabalho de proporcionar a todos os seus cidadãos, nacionais ou estrangeiros, as melhores condições de vida. Mas o Estado não se pode demitir daquilo que são as suas responsabilidades e deve, no âmbito da sua ação, tirar partido de todas as ferramentas de que dispõe para possibilitar que aqueles que chegam de novo ao nosso país tenham total noção daquilo que são os seus direitos… e deveres.
É por isso que facilitar a comunicação nos serviços públicos pode ser para a integração – ao contrário do que argumentam aqueles que, se falam em inglês no Reino Unido, os britânicos também devem falar em português em solo nacional – um "pequeno grande passo".

2. Em entrevista concedida esta semana à Rádio Observador, o diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, João Eurico Fonseca, defendeu que deve existir um período de cinco anos de permanência obrigatória dos médicos recém-especialistas no SNS. A proposta está longe de ser inovadora, mas não deixa de ser pertinente. E concretizá-la talvez fosse uma boa forma de dar resposta a muitos dos problemas que hoje sentimos na área da Saúde…



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - terça, 30/04/2024
Ovibeja 2024 vai
mostrar "todo o
Alentejo deste mundo"
Nesta semana todos os caminhos vão dar a Beja! A capital de distrito recebe, a partir desta terça-feira, 30, a 40ª edição da Ovibeja, que será dedicada ao associativismo e onde são esperados milhares de visitantes.
07h00 - terça, 30/04/2024
Festas de Maio animam
aldeia de Amoreiras-Gare
Cante alentejano, folclore, bailes, mostra de artesanato e um Festival de Cantares ao Desafio estão em destaque no programa de mais uma edição das Festas de Maio, que vai decorrer, a partir desta terça-feira, 30 de abril, em Amoreiras-Gare, no interior do concelho de Odemira.
07h00 - terça, 30/04/2024
Cais Palafítico da
Carrasqueira vai
ter novo acesso
O Cais Palafítico da Carrasqueira, no concelho de Alcácer do Sal, vai ter um novo acesso, num investimento da Câmara Municipal avaliado em quase 545 mil euros para melhorar as acessibilidades ao local.
07h00 - segunda, 29/04/2024
Odemirense perde
e vai descer à
2ª divisão distrital
O Odemirense perdeu neste domingo, 28, na visita ao Aldenovense (3-2), em partida da 21ª (e penúltima) jornada da 1ª divisão de Beja, carimbando assim a despromoção ao segundo escalão distrital.
07h00 - segunda, 29/04/2024
Homem morre
em acidente com
trator em Grândola
Um homem, de 55 anos, morreu no sábado, 27, na sequência do despiste do trator que conduzia, junto a um monte, localizado na freguesia de Melides, no concelho de Grândola.

Data: 19/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial