11h09 - quinta, 23/11/2023

Justiça precipitada?


Carlos Pinto
Amanhã de 7 de novembro dificilmente sairá da nossa memória coletiva nos tempos mais próximas… Às buscas realizadas em São Bento e às detenções de pessoas ligadas a António Costa, assim como de gestores e até do autarca em Sines, juntou-se, mais tarde, um comunicado da Procuradoria Geral da República que levaria ao pedido de demissão do primeiro-ministro.
Num ápice, o país caiu numa profunda crise política e até de Estado. Mas a "montanha parece ter parido… uma formiga", depois do juiz do Tribunal de Instrução Criminal ter decretado que nenhum dos suspeitos iria ficar em prisão preventiva e não validando, como pretendia o Ministério Público, os crimes de prevaricação e de corrupção ativa e passiva que estavam imputados a alguns arguidos e eram, no fundo, a razão de ser de toda a operação.
Posto isto, e à medida que vão sendo conhecidos publicamente os contornos de todo o sucedido, fica a ideia que o Ministério Público terá sido precipitado na sua ação, avançado com diligências sem prova irrefutáveis que confirmassem os crimes de que suspeita.
A seu tempo se confirmará se a operação "Influencer" tem, de facto, bases sólidas para avançar ou se, por contrário, ficará para a história como um grotesco desastre. Certo é que, no imediato, tudo isto colocou em causa a estabilidade política do país numa altura de votação do Orçamento de Estado para 2024, em que são muitas as dificuldades anunciadas.
Mas o pior pode mesmo estar para vir, pela forma como partidos extremistas (respaldados por alguns comentadores e órgãos de comunicação social) poderão vir a ser beneficiados nas eleições de 10 de março…

2. Pelo menos uma centena de imigrantes estava a ser vítima de exploração em propriedades agrícolas de Cuba e Ferreira do Alentejo, no distrito de Beja, revelou a Polícia Judiciária (PJ), na sequência de uma operação que esta semana levou à detenção de 28 pessoas. Meses antes, tinha sido desmantelada uma rede semelhante que explorava pessoas na apanha de ameijoa na zona do Tejo. Ou seja, ao contrário de que muitos apregoam, não é em Odemira que residem todos os males do tráfico humano. O problema é transversal ao país... e há muito por fazer!



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - terça, 30/04/2024
Ovibeja 2024 vai
mostrar "todo o
Alentejo deste mundo"
Nesta semana todos os caminhos vão dar a Beja! A capital de distrito recebe, a partir desta terça-feira, 30, a 40ª edição da Ovibeja, que será dedicada ao associativismo e onde são esperados milhares de visitantes.
07h00 - terça, 30/04/2024
Festas de Maio animam
aldeia de Amoreiras-Gare
Cante alentejano, folclore, bailes, mostra de artesanato e um Festival de Cantares ao Desafio estão em destaque no programa de mais uma edição das Festas de Maio, que vai decorrer, a partir desta terça-feira, 30 de abril, em Amoreiras-Gare, no interior do concelho de Odemira.
07h00 - terça, 30/04/2024
Cais Palafítico da
Carrasqueira vai
ter novo acesso
O Cais Palafítico da Carrasqueira, no concelho de Alcácer do Sal, vai ter um novo acesso, num investimento da Câmara Municipal avaliado em quase 545 mil euros para melhorar as acessibilidades ao local.
07h00 - segunda, 29/04/2024
Odemirense perde
e vai descer à
2ª divisão distrital
O Odemirense perdeu neste domingo, 28, na visita ao Aldenovense (3-2), em partida da 21ª (e penúltima) jornada da 1ª divisão de Beja, carimbando assim a despromoção ao segundo escalão distrital.
07h00 - segunda, 29/04/2024
Homem morre
em acidente com
trator em Grândola
Um homem, de 55 anos, morreu no sábado, 27, na sequência do despiste do trator que conduzia, junto a um monte, localizado na freguesia de Melides, no concelho de Grândola.

Data: 19/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial