13h01 - quinta, 04/04/2024

Justiça lenta!


Carlos Pinto
O Ministério Público (MP) junto do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) já recebeu o pedido de António Costa para ser ouvido o mais brevemente possível no processo Operação Influencer, relacionado com o data center da empresa Start Campus em Sines e que ditou a queda do Governo.
A confirmação surgiu pela Procuradoria-Geral da República (PGR), depois de terça-feira, 2 de abril, o agora ex-primeiro-ministro António Costa ter anunciado que tinha dado instruções ao seu advogado para apresentar um requerimento que lhe permita ser ouvido "com a maior celeridade" pela justiça para "esclarecer qualquer dúvida" ou suspeita.
"Constituí advogado e dei instruções ao advogado para hoje mesmo apresentar um requerimento junto do senhor coordenador do MP no STJ para que, com a maior celeridade possível possam proceder à minha audição para se esclarecer qualquer dúvida que tenham sobre a suspeita que tenham porque não há nada pior que haver uma suspeita e ela não ser esclarecida", disse António Costa à saída da tomada de posse do Governo de Luís Montenegro.
Recorde-se que a Operação Influencer remonta ao início de novembro de 2023, ou seja, há praticamente cinco meses. Desde então tivemos um primeiro-ministro a demitir-se, eleições legislativas antecipadas convocadas após dissolução da Assembleia da República, uma longa campanha eleitoral, eleições que ditaram um Parlamento "partido" em três blocos e a tomada de posse de um novo governo… minoritário!
Entretanto, tudo isto foi acontecendo sem que as suspeitas levantadas pela PGR relativamente ao então primeiro-ministro António Costa tivessem qualquer tipo de esclarecimento por parte da justiça, que se quer cega mas não lenta. É difícil de perceber…

2. Lentidão foi algo que o novo Governo não teve na mudança da imagem institucional do mesmo, com o regresso imediato do escudo e da esfera armilar. É uma opção que se aceita perfeitamente, mas causa estranheza que seja motivo para tanto regozijo cibernético. Seria o anterior logotipo um dos maiores problemas do país?



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

16h01 - sexta, 17/01/2025
Parlamento aprova
desagregação de freguesias
O Parlamento aprovou, nesta sexta-feira, 17, a reposição de 302 freguesias por desagregação de uniões de freguesias criadas pela reforma administrativa de 2013.
07h00 - sexta, 17/01/2025
"Ao Encontro da
Semente" em São Luís
e Vale Béjinha
As localidades de São Luís e Vale Béjinha, no concelho de Odemira, recebem neste fim de semana, 18 e 19 de janeiro, a iniciativa "Ao Encontro da Semente", organizada pela Fundação O Cerro, em parceria com a associação Colher Para Semear e com a Câmara Municipal.
07h00 - sexta, 17/01/2025
Desagregação das freguesias de
Bicos, Colos e Vale de Santiago
votada esta sexta-feira
Um projeto de lei, subscrito por PSD, PS, Bloco de Esquerda, PCP, Livre e PAN, é votado nesta sexta-feira, 17, no Parlamento e em caso de aprovação permitirá a desagregação de 135 uniões de freguesia (UF), entre as quais Bicos, Colos e Vale de Santiago, no concelho de Odemira.
07h00 - sexta, 17/01/2025
Porto de Sines
teve melhor ano
"de sempre" em 2024
O Porto de Sines alcançou em 2024 o melhor ano "de sempre" no segmento da carga contentorizada e registou uma subida de 11% do volume de carga movimentada em relação ao período homólogo.
07h00 - quarta, 15/01/2025
Câmara de Odemira apoia alunos
do ensino secundário e superior
A Câmara de Odemira atribuiu um total de 55 bolsas de estudo para alunos do concelho que frequentam o ensino secundário e superior em 2024-2205, assim como três prémios de mérito para alunos do secundário, num investimento total de 100 mil euros.

Data: 10/01/2025
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial