12h17 - quinta, 21/12/2023

Os desafios para 2024


Carlos Pinto
O ano de 2023 está a chegar ao fim e deixa muito para contar, seja na região, no país ou no mundo. Como sempre, este ano voltou a ser marcado por muitos acontecimentos, alguns previsíveis e muitos mais inesperados, que ajudaram a moldar aquilo que ficará para a história relativamente a estes 12 meses.
Mas mais importante que avaliar o que se passou ao longo de 2023, o que devemos agora é, desde já, começar a perspetivar o que poderá ser 2024. Este é o tempo de definir estratégias e traçar metas, para que os resultados a alcançar sejam os desejados (e necessários).
No que ao Alentejo Litoral diz respeito, uma das prioridades em 2024 será, seguramente, a questão da água. A seca já não é um problema transitório ou temporal, mas sim uma realidade que veio para ficar. E quando verificamos que a barragem de Santa Clara vai entrar no novo ano com um volume de apenas 31% da sua capacidade máxima, é da máxima urgência que no próximo ano avancem os investimentos anunciados pelo Governo para esta albufeira.
Ao mesmo tempo, exige-se a criação de regras justas e claras para a atribuição deste importante recurso às atividades económicas que dele dependem, para que estas possam continuar a produzir sem colocar em causa o abastecimento público, que tem de ser a prioridade máxima.
Em simultâneo, 2024 tem de ser o ano em que se começam a dar passos concretos no anunciado processo de "descarbonização" da economia nacional, onde Sines vai ter um papel essencial. Que neste próximo ano não nos limitemos a anúncios e mais anúncios de milhares de milhões de euros e que os investimentos previstos possam, finalmente, começar a ser uma realidade.
Associada a esta questão, que em 2024 sejam igualmente esclarecidas todas as dúvidas e suspeições levantadas pela Operação Influencer, que colocaram o país em alvoroço (político e social), levaram à queda do Governo e fizeram aumentar as críticas ao sistema judicial português.
E por fim, que 2024 seja um ano de afirmação da Democracia em Portugal. Primeiro, com umas eleições legislativas (e europeias) participadas e esclarecedoras, em que a sensatez e a ponderação se sobreponham aos discursos populistas e radicais. E depois com as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, momento que se deseja de festa e, acima de tudo, de afirmação da Liberdade e dos valores democráticos.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - terça, 30/04/2024
Ovibeja 2024 vai
mostrar "todo o
Alentejo deste mundo"
Nesta semana todos os caminhos vão dar a Beja! A capital de distrito recebe, a partir desta terça-feira, 30, a 40ª edição da Ovibeja, que será dedicada ao associativismo e onde são esperados milhares de visitantes.
07h00 - terça, 30/04/2024
Festas de Maio animam
aldeia de Amoreiras-Gare
Cante alentejano, folclore, bailes, mostra de artesanato e um Festival de Cantares ao Desafio estão em destaque no programa de mais uma edição das Festas de Maio, que vai decorrer, a partir desta terça-feira, 30 de abril, em Amoreiras-Gare, no interior do concelho de Odemira.
07h00 - terça, 30/04/2024
Cais Palafítico da
Carrasqueira vai
ter novo acesso
O Cais Palafítico da Carrasqueira, no concelho de Alcácer do Sal, vai ter um novo acesso, num investimento da Câmara Municipal avaliado em quase 545 mil euros para melhorar as acessibilidades ao local.
07h00 - segunda, 29/04/2024
Odemirense perde
e vai descer à
2ª divisão distrital
O Odemirense perdeu neste domingo, 28, na visita ao Aldenovense (3-2), em partida da 21ª (e penúltima) jornada da 1ª divisão de Beja, carimbando assim a despromoção ao segundo escalão distrital.
07h00 - segunda, 29/04/2024
Homem morre
em acidente com
trator em Grândola
Um homem, de 55 anos, morreu no sábado, 27, na sequência do despiste do trator que conduzia, junto a um monte, localizado na freguesia de Melides, no concelho de Grândola.

Data: 19/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial