07h00 - terça, 20/10/2020

Utentes preocupados
com estado da Saúde
no Alentejo Litoral

Utentes preocupados com estado da Saúde no Alentejo Litoral

A Coordenadora das Comissões de Utentes do Litoral Alentejano reuniu nesta segunda-feira, 19, com o conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA), onde manifestou a sua preocupação com a realidade do sector na região.
Em comunicado enviado ao "SW", a Coordenadora das Comissões de Utentes lamenta que a administração da ULSLA não se tenha comprometido "com datas" ou "com melhorias" nas áreas dos cuidados de saúde primários, nomeadamente o facto de existirem "cerca de 15.200 utentes sem médico de família".
Os utentes lamentam ainda que as extensões de saúde continuem "degradadas, sem data para projecto ou início de obras", nomeadamente em São Luís, Sabóia e Vila Nova de Milfontes (todas no concelho de Odemira), Vila Nova de Santo André, Santiago do Cacém, Abela e Melides.
No comunicado, os utentes criticam igualmente que se mantenha a deslocação de médicos "só de 15 em 15 dias a diversas localidades, como é o caso de Vale Santiago (Odemira)", que não haja "previsão da colocação de médico na Extensão de Saúde de Canal Caveira (Grândola)", e que não exista "a possibilidade de reabertura de extensões de Saúde com mais de 500 utentes, como por exemplo São Francisco da Serra (Santiago do Cacém)".
Os utentes reclamam igualmente pela colocação de uma ambulância de Suporte Imediato de Vida no Serviço de Urgência Básica do Centro de Saúde de Alcácer do Sal e que seja definido pela ULSLA um plano para a substituição dos médicos à beira da idade da reforma.
Na área dos cuidados de saúde hospitalares, os utentes consideram "inadmissível a abertura do novo Serviço de Urgência do Hospital do Litoral Alentejano (HLA) sem o respectivo número suficiente de profissionais de saúde para o desempenho das funções com segurança".
No comunicado, a Coordenadora das Comissões de Utentes revela ainda existirem utentes no HLA "à espera de uma consulta de Reumatologia com cerca de 500 dias" ou de uma cirurgia de Urologia há "mais de 550 dias", além do Serviço de Urgência Pediátrica do HLA "continuar a atender as crianças com médicos sem qualquer especialidade" e de continuar a existir "apenas um médico para 100.000 utentes nas especialidades de Cardiologia, Urologia, entre outras".
Os utentes mostram-se igualmente preocupados com o facto de a Unidade de Convalescença "continuar a aguardar a reabertura da sua totalidade de camas", de as empresas de trabalho temporário continuarem "a fornecer médicos para os diversos cuidados de saúde", e da sala das consultas externas do HLA e o respectivo parque de estacionamento ser "exíguo para os utentes", não existindo "perspectiva de obras para as suas ampliações".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

06h00 - segunda, 22/04/2024
Cineteatro de
Ermidas-Sado já
reabriu ao público
O Cineteatro Vitória, em Ermidas-Sado, no concelho de Santiago do Cacém, reabriu ao público neste sábado, 20, após obras de requalificação em que foram investidos 1,4 milhões de euros.
07h00 - sexta, 19/04/2024
Agricultores de Campilhas e
Alto Sado apostam no regadio
A Associação de Regantes e Beneficiários de Campilhas e Alto Sado (ARBCAS), com sede em Alvalade, no concelho de Santiago do Cacém, vai avançar com dois projetos, no valor de quase 837 mil euros, para aumentar a resiliência e melhorar a eficiência dos sistemas de distribuição de água existentes.
07h00 - quinta, 18/04/2024
Concelho de Odemira
recebeu Troféu de
Ciclismo José Poeira
O jovem ciclista Gonçalo Rodrigues, da equipa portuguesa Landeiro/KTM/Matias & Araújo, assumiu a liderança da Taça de Portugal de Juniores da modalidade, cumpridas as duas primeiras etapas da competição, que tiveram lugar, a 13 e 14 de abril, no concelho de Odemira.
07h00 - sexta, 12/04/2024
Dia da Hungria
celebrado em
Santiago do Cacém
O edifício da Câmara de Santiago do Cacém recebe nesta sexta-feira, 12, a iniciativa "Dias de Hungarikums" (Dia da Hungria), no âmbito do 50º aniversário do restabelecimento das relações diplomáticas entre Portugal e a Hungria.
07h00 - segunda, 08/04/2024
Lagoa de Santo André
aberta ao mar nesta segunda-feira
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) vai proceder à abertura da Lagoa de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém, ao mar nesta segunda-feira, 8, a partir das 16h00.

Data: 19/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial