07h00 - terça, 20/10/2020

Utentes preocupados
com estado da Saúde
no Alentejo Litoral

Utentes preocupados com estado da Saúde no Alentejo Litoral

A Coordenadora das Comissões de Utentes do Litoral Alentejano reuniu nesta segunda-feira, 19, com o conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA), onde manifestou a sua preocupação com a realidade do sector na região.
Em comunicado enviado ao "SW", a Coordenadora das Comissões de Utentes lamenta que a administração da ULSLA não se tenha comprometido "com datas" ou "com melhorias" nas áreas dos cuidados de saúde primários, nomeadamente o facto de existirem "cerca de 15.200 utentes sem médico de família".
Os utentes lamentam ainda que as extensões de saúde continuem "degradadas, sem data para projecto ou início de obras", nomeadamente em São Luís, Sabóia e Vila Nova de Milfontes (todas no concelho de Odemira), Vila Nova de Santo André, Santiago do Cacém, Abela e Melides.
No comunicado, os utentes criticam igualmente que se mantenha a deslocação de médicos "só de 15 em 15 dias a diversas localidades, como é o caso de Vale Santiago (Odemira)", que não haja "previsão da colocação de médico na Extensão de Saúde de Canal Caveira (Grândola)", e que não exista "a possibilidade de reabertura de extensões de Saúde com mais de 500 utentes, como por exemplo São Francisco da Serra (Santiago do Cacém)".
Os utentes reclamam igualmente pela colocação de uma ambulância de Suporte Imediato de Vida no Serviço de Urgência Básica do Centro de Saúde de Alcácer do Sal e que seja definido pela ULSLA um plano para a substituição dos médicos à beira da idade da reforma.
Na área dos cuidados de saúde hospitalares, os utentes consideram "inadmissível a abertura do novo Serviço de Urgência do Hospital do Litoral Alentejano (HLA) sem o respectivo número suficiente de profissionais de saúde para o desempenho das funções com segurança".
No comunicado, a Coordenadora das Comissões de Utentes revela ainda existirem utentes no HLA "à espera de uma consulta de Reumatologia com cerca de 500 dias" ou de uma cirurgia de Urologia há "mais de 550 dias", além do Serviço de Urgência Pediátrica do HLA "continuar a atender as crianças com médicos sem qualquer especialidade" e de continuar a existir "apenas um médico para 100.000 utentes nas especialidades de Cardiologia, Urologia, entre outras".
Os utentes mostram-se igualmente preocupados com o facto de a Unidade de Convalescença "continuar a aguardar a reabertura da sua totalidade de camas", de as empresas de trabalho temporário continuarem "a fornecer médicos para os diversos cuidados de saúde", e da sala das consultas externas do HLA e o respectivo parque de estacionamento ser "exíguo para os utentes", não existindo "perspectiva de obras para as suas ampliações".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - terça, 24/11/2020
Oficina de ilustração
nas escolas de Santiago
Um total de 55 alunos e 12 professores da disciplina de Artes Visuais do terceiro ciclo e ensino secundário dos agrupamentos de escolas de Santo André, Santiago do Cacém e Professor Arménio Lança (Alvalade) participaram na iniciativa "Contos Malteses-Oficina de Ilustração", dinamizada pelo escritor e ilustrador Marco Taylor.
07h00 - terça, 17/11/2020
Tribuna Pública em
defesa do SNS em Santiago
O PCP do Litoral Alentejano promove nesta terça-feira, 17, uma Tribuna Pública sob o lema "Em defesa do SNS contra o saque dos grupos privados", que terá lugar às 10h30 no Jardim Municipal de Santiago do Cacém, junto à Câmara Municipal.
07h00 - segunda, 09/11/2020
Passeio das Barcas em
Santo André requalificado
A Câmara de Santiago do Cacém aprovou na passada semana, em reunião do executivo, o projecto de valorização do espaço público do Passeio das Barcas, em Vila Nova de Santo André, avaliado em mais de 200 mil euros.
07h00 - quinta, 05/11/2020
ARBCAS faz acordo
com AgdA sobre
Monte da Rocha
A Águas Públicas do Alentejo e a Associação de Regantes e Beneficiários de Campilhas e Alto Sado (ARBCAS) anunciaram esta semana um acordo sobre a comparticipação de ambas na gestão da albufeira do Monte da Rocha, no concelho de Ourique.
07h00 - segunda, 02/11/2020
CM Santiago reúne com
associações desportivas
O presidente da Câmara de Santiago do Cacém e o vereador com o pelouro do Desporto na autarquia reuniram na passada semana com representantes das associações desportivas do concelho.

Data: 27/11/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial