15h36 - quinta, 13/12/2018

O coração tem idade?


Cláudia Silva
O povo costuma dizer "mente sã, corpo são" e é na verdade uma das maiores verdades populares corroborada pela ciência. Sendo o coração um dos órgãos mais importantes – ou não fosse designado por "órgão nobre" – penso que se o provérbio popular fosse adaptado para "coração são, corpo são", não estaríamos a incorrer com nenhuma falácia.
Habitualmente diz-se que nunca é tarde demais e eu acrescentaria que também que nunca é cedo de mais! Prevenir a doença cardíaca significa fazer as escolhas inteligentes hoje que irão compensar o resto da sua vida! Os estilos de vida saudáveis têm sido sobejamente divulgados. Contudo há sempre quem tenha conhecimento, mas na verdade ainda não interiorizou – ou que talvez ache que só acontece aos outros! Neste sentido, a divulgação e promoção de estilos de vida saudáveis é uma questão intemporal.
A atividade física e uma dieta saudável são as principais medidas-chave. Ao limitar a ingestão de produtos açucarados e carnes vermelhas, optar por produtos com baixo teor de gorduras (saturadas e trans) e sódio, e ingerir frutas, vegetais, peixe, alimentos integrais ricos em fibra, frutos secos e sementes, pode diminuir o risco de doença coronária. Esta prevenção é reforçada quando associada com a atividade física aeróbica regular, complementada com fortalecimento muscular.
Para além destas medidas gerais que são transversais a todas as gerações, a American Heart Association recomenda algumas medidas direcionadas para cada faixa etária:

Aos 20: Seja ativo fisicamente desde jovem e será mais fácil manter uma rotina ao longo da vida. Não fume, ativa ou passivamente, pois os malefícios do tabaco não atingem apenas os fumadores. Lembre-se que pessoas saudáveis também necessitam de vigilância; procure os recursos de saúde da comunidade e vigie a sua pressão arterial (PA), colesterol, frequência cardíaca (Fc), glicémia e peso.

Aos 30: As responsabilidades profissionais e familiares tendem a sobrepor-se aos cuidados de saúde dos próprios. Crie e mantenha rotinas saudáveis com os seus filhos, assim irá repeti-los e eles também! Todas as atividades que o tirem do sofá contam; caminhadas, passear o cão ou confeção de refeições saudáveis. Evite as situações de stress, pois de forma prolongada pode provocar aumento na Fc e PA e, em consequência, danificar as paredes das artérias.

Aos 40: Se até aqui não teve cuidado com a saúde do seu coração, nunca é tarde! Pense nos hábitos saudáveis que não realiza e porquê; defina uma estratégia para a mudança. Nesta altura o nosso metabolismo tende a desacelerar, pelo que o aumento de peso acontecerá com mais facilidade. Encontre um equilíbrio entre a alimentação e a atividade física; o importante é que seja algo que o motive e não uma obrigação. Peça ao seu companheiro que avalie se ressona; estima-se que um em cada cinco adultos apresentam pelo menos apneia (pausas respiratórias) leve do sono; se não tratada adequadamente pode contribuir para o aumento da Fc e doença cardíaca.

Aos 50: Nesta década são necessários cuidados acrescidos, pois o impacto que o envelhecimento pode ter tido no seu coração, associadas às decisões que tomou ao longo da sua vida, não se veem "de fora"! Seja mais rigoroso nos seus hábitos alimentares; analise-os e substitua os alimentos ricos em gordura e açucares por outros mais saudáveis. Conheça os sinais de alerta para o enfarte; para além da clássica dor no peito e braço esquerdo, o cansaço súbito ou sensação de dispneia podem ser igualmente sinais promontórios.

Aos 60 ou mais: Nesta idade o risco de doença cardíaca é superior, pois a PA e todos os parâmetros relacionados com o coração tendem a aumentar; será necessária uma vigilância mais rigorosa dos mesmos. Tenha especial atenção ao peso, pois necessitará de ingerir menor quantidade calórica diariamente; o excesso de peso exigirá um maior esforço por parte do coração, aumentando o risco de desenvolvimento de doença cardíaca.

Independentemente da sua idade do seu coração, vai sempre a tempo de começar a cuidar do seu coração, do seu corpo. Procure informação junto do seu enfermeiro e médico, aconselhe-se, envolva-se, defina metas e construa o seu projeto de saúde!

A autora utiliza o novo
Acordo Ortográfico



COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - segunda, 06/05/2024
Porto de Sines "estreita"
relação com portos mexicanos
Uma comitiva mexicana, liderada pela embaixada deste país em Lisboa e constituída por representantes dos estados de Oaxaca e Veracruz, bem como por empresários de diferentes ramos de negócio, visitou na passada semana o Porto de Sines.
07h00 - segunda, 06/05/2024
Ações de sensibilização
para incêndios rurais
em Odemira
O Serviço Municipal de Proteção Civil da Câmara de Odemira vai promover, a partir de segunda-feira, 6, uma série de ações de sensibilização sobre incêndios rurais, sempre às 18h00, para ajudar à prevenção e proteção.
07h00 - segunda, 06/05/2024
Praia de Milfontes
apurado para a final
da Taça do Distrito
O Praia de Milfontes apurou-se neste domingo, 5, para a final da Taça do Distrito de Beja, onde irá medir forças com o Moura AC.
07h00 - domingo, 05/05/2024
Praia de Milfontes
em busca da final
da Taça do Distrito
A equipa do Praia de Milfontes joga neste domingo, 5, em Albernoa, no concelho de Beja, diante do Albernoense para as meias-finais da Taça do Distrito de Beja.
07h00 - sexta, 03/05/2024
Filmes premiados
em festivais para
ver em Odemira
Uma seleção de filmes premiados nos principais festivais nacionais vai ser exibida no cineteatro Camacho Costa, em Odemira, nos próximos dois fins de semana, dias 3, 4, 10 e 11 de maio, no âmbito da terceira edição da AMPLA – Mostra de Cinema.

Data: 03/05/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial